O comércio da saudade: o turismo e a produção de souvenirs genuinamente cabo-verdianos na Ilha de Santiago | Vinícius Venancio

R$49,90

Consulte mais opções de frete no carrinho

Simulação de frete

Veja seu carrinho no ícone abaixo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Descrição

Título: O comércio da saudade: o turismo e a produção de souvenirs genuinamente cabo-verdianos na Ilha de Santiago
Autor: Vinícius Venancio
ISBN: 9788584043910
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2024
Páginas: 300
Tamanho: 14 cm x 21 cm x 1 cm
Peso: 448g
Coleção Diálogos da Diáspora, 24

Informação adicional

Peso 0,448 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Vinícius Venancio nos guia com elegância e desenvoltura em uma viagem pela história e formação da identidade nacional do arquipélago de Cabo Verde. Como que guiados por um experiente barqueiro que compreende os fluxos e humores de um velho rio, somos convidadas a apreciar a arte local enquanto refletimos sobre o lugar dos fluxos turísticos na formação da nação.

A partir do souvenir, algo singelo materialmente, mas com grandes signficados simbólicos e imateriais, o autor explora com profundidade temas importantes das relações institucionais, dos fluxos migratórios, das práticas de governo e movimentação de elites intelectuais, dinâmicas do turismo e suas especificidades no contexto racial próprio de uma nação em constante movimento entre África e Europa, e o cotidiano de artistas e artesãs da Ilha de Santiago, que têm nas práticas criativas uma fonte de sustento familiar.

O comércio da saudade: uma etnografia da produção e da circulação de souvenirs genuinamente cabo-verdianos na ilha de Santiago é certamente uma obra que ficará na memória das pessoas que a lerem.

— André Omisilê Justino,
Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília


 

A obra O comércio da saudade: uma etnogrfia da produção e da circulação de souvenirs genuinamente cabo-verdianos na Ilha de Santiago, de Vinícius Venancio, constitui um marco importante nos estudos antropológicos sobre Cabo Verde, inscrevendo-se, igualmente, na florescente produção em Estudos Africanos no Brasil. Estamos perante uma obra de leitura obrigatória para todos os que estudam Cabo Verde e os Estudos Africanos.

Cláudio Alves Furtado O trabalho dado à estampa alia um denso trabalho etnográfico, desembocando numa etnografia densa (Geertz, 1973), a uma exegese interpretativa fina, profunda e inovadora em que a descrição etnográfica sustenta e é sustentada por uma abordagem teórica adequada e ajustada aos objetivos perseguidos.

O comércio da saudade contempla uma análise instigante das representações culturais e identitárias que enformam os discursos sobre a Nação cabo-verdiana, a partir da cultura material, mais precisamente dos souvenirs. A partir de uma originalidade radical nos estudos sobre a identidade cultural e nacional o texto articula, de forma processual, a produção de artesanato e as narrativas endógenas que sustentam essa produção e que, por sua vez, se articula com a construção da nação numa dialética que diferencia e que aproxima o local (nacional) e o global. Afinal, os souvenirs, que produzem e encarnam os discursos sobre e da nação, destinam-se àqueles que consomem o que é criado (created) em Cabo Verde.

Um texto de leitura fluída e elegante, o autor assume-se como um sujeito presente e que posiciona em relação às suas escolhas, num posicionamento que interpela epistemológica, linguística e politicamente os leitores. Isso fica particularmente evidente quando Vinícius assume o uso do gênero feminino lá onde a norma culta impõe o masculino para dar visibilidade às suas interlocutoras, majoritariamente mulheres.

A obra O comércio da saudade: uma etnografia da produção e da circulação de souvenirs genuinamente cabo-verdianos na Ilha de Santiago, de Vinícius Venancio, constitui um marco importante nos estudos antropológicos sobre Cabo Verde, inscrevendo-se, igualmente, na florescente produção em Estudos Africanos no Brasil. Estamos perante uma obra de leitura obrigatória para todos os que estudam Cabo Verde e os Estudos Africanos.

— Cláudio Alves Furtado, Professor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA)

 


 

SUMÁRIO

Apresentação, Andréa Lobo
Fazendo o check-in: Algumas notas iniciais para guiar a leitura do presente livro
Decolando: uma introdução à conversa

PARTE 1 – AS POLÍTICAS DO TURISMO

Trecho 1, “A joia da África Ocidental”: da construção de Cabo Verde enquanto rota turística

i. A emergência do turismo: do pré-independência aos anos 2000
ii. Anos 2010: a década do nation branding
iii. “A mais africana de todas as ilhas”: a ilha de Santiago

Trecho 2, O artesanato enquanto disciplina do turismo

i. A emergência dos suvenires “genuinamente” cabo-verdiano
ii. Institucionalizando a identidade nacional

a) Created in Cabo Verde
b) Do iPericentro à Associação de Artesãos da Ilha de Santiago
c) Mãos de Cabo Verde

ii. Os não genuínos da competição e a importância da marca

PARTE 2 – AS PRÁTICAS DO ARTESANATO

Trecho 3, Na disaraska

i. Artesanato: ofício de família, coisa de mulher?

a) Ser artesã: um dom de família?
b) Coisa de mulher?
c) Djunta’mon

Caderno de fotografias 1 — As oleiras de Santiago Norte

ii. Os representantes da cabo-verdianidade em Santiago

a) O artesanato tradicional: antes do turismo
b) O artesanato contemporâneo: extrair o que é da terra

Caderno de fotografias 2 — Tecendo a vida em preto e branco

Trecho 4, “Uma peça de artesanato é uma lembrança”

i. Do Plateau ao Sucupira, do Sucupira ao Plateau: os souvenirs e as lojas
ii. “O turista fala mais do que compra”: os clientes e suas demandas
iii. Os jogos do comércio
iv. As coisas e seus afetos

Pousando ou assentando algumas ideias
Referências


 

Sobre o autor

Vinícius Venancio é doutor (2024) e mestre (2020) em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB),
onde lecionou a disciplina de Raça, Diáspora Africana e Relações Internacionais. Desde 2016 realiza pesquisas
em/sobre Cabo Verde, versando sobre questões como fluxos, ideologias da nação, comércio, mulheres e antinegritude.

 

Conheça mais sobre a Coleção Diálogos da Diáspora

Os diálogos que emergem das lutas comuns entre os povos da diáspora africana e dos povos indígenas constituem uma vastidão de experiência e manancial de saberes em que pensamento, luta, cura e festa se interconectem. Amplicar esses diálogos, abrir passagens e promover equidade nas publicações, esses são os compromissos da coleção Diálogos da Diáspora.

 

Conheça nosso catálogo

ou escreva o título que está procurando

Hucitec Editora

 

CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br