R$48,00
💡 Digite seu CEP para calcular automaticamente o frete e prazo de entrega
Veja seu carrinho no ícone abaixo
Está faltando alguma informação?
Título: Corpo criança em movimento na educação de novas gerações
Autor: Déborah Helenise Lemes de Paula & Marynelma Camargo Garanhani
ISBN: 978-85-8404-539-6
Editoras: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2025
Páginas: 136
Tamanho: 14 cm x 21 cm x 1cm
Peso: 350g
Coleção desEducar, vol. 4
Peso | 0,350 kg |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 × 1 cm |
Este livro é um convite a olhar para a criança, nas suas relações pelo corpo em movimento. Cada página escrita propõe um olhar atento ao corpo criança em movimento: seus gestos e os territórios que constrói por meio dos percursos que desenha na geometria dos espaços que habita. Amparadas pela sociologia do corpo e pela sociologia da infância, suas discussões provocam, inquietam e convidam o leitor a sair da zona de conforto para refletir sobre a pluralidade das infâncias atuais e a educação de crianças das novas gerações. Se você busca um texto que desafia certezas, rompe com discursos prontos e valorize a criança como ator social, este é o seu lugar de leitura. Abra-o e deixe-se envolver.
*-*-*-*-*-*-*-*
Sumário
Prólogo
A construção do conceito corpo criança em movimento
1.0 O corpo da criança e a ordem corporal
1.1A criança como ator social e o corpo como agência
1.2Corpo criança: uma construção de ordem geracional
1.3O movimento do corpo como linguagem na infância
O corpo criança em movimento nos diferentes contextos
2.0 O corpo criança no cenário da globalização
2.1 O corpo criança em movimento nas instituições de educação
A verticalidade corporal
3.0 A verticalidade corporal nos desafios do corpo criança em movimento
3.1 As emoções produzidas pelas experiências de verticalidade corporal
3.2 O corpo criança em movimento nos contextos de aventura da casa
A espacialidade da criança e suas narrativas corporais
Epílogo
Referências
*-*-*-*-*-*-*-*-*
Sobre as autoras
Déborah Helenise Lemes de Paula
é graduada em Educação Física e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGEUFPR), linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética em Educação (LiCorEs). Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba e membro do grupo de pesquisa ducamovimento que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR). Publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre o tema criança, infância e o corpo em movimento.
Marynelma Camargo Garanhani
é doutora em Educação; professora/pesquisadora do Mestrado/Doutorado na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFPR. Coordena o Grupo de Pesquisa Educamovimento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, da qual é líder. Idealizadora do Educamovimento: abordagem de educação do corpo em movimento na infância.
CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br