A criança como centralidade da/na pesquisa. É mais ou menos A nesse campo, ao mesmo tempo conflituoso, desafiador e instigante, que esta obra se situa. Viviane e Mary Nelma, as autoras, com vasta experiência em pesquisa com crianças, refletem sobre importantes questões contemporâneas que se colocam quando estão em jogo a ética, o papel do investigador, a produção de dados, a triangulação e seus caminhos teóricos e metodológicos, bem como a escrita do relatório e as possíveis devolutivas do trabalho realizado às comunidades interessadas no tema.
Mais do que um livro-chave, os leitores têm em mãos uma importante bússola para criar, inventar e brincar no vasto universo de possibilidades científicas/imaginativas que aí se apresentam. E a cereja do bolo (de festa) é o diálogo profícuo e frutífero, proposto pelas autoras, com o grupo de intelectuais russos denominado Círculo de Bakhtin, o que se configura enquanto mais um atestado das contribuições da perspectiva dialógica para o avanço do conhecimento em diferentes esferas na atualidade.
*-*-*-*-*-*-*-*-*
Sumário
Prefácio — Uma coleção de itinerários e estratégias
participativas de pesquisa com crianças
Capítulo 1: A criança na pesquisa
Capítulo 2: A ética na pesquisa com crianças
Capítulo 3: O papel do investigador na pesquisa com crianças
Capítulo 4: Produção de dados na pesquisa com crianças
Capítulo 5: A triangulação na pesquisa com crianças
Capítulo 6: Observação participante
Capítulo 7: Entrevista
Capítulo 8: Visita monitorada
Capítulo 9: Filmagens
Capítulo 10: Desenho comentado
Capítulo 11: O relatório de pesquisa e a devolutiva
Capítulo 12: Referências
*-*-*-*-*-*-*-*-*
Sobre as autoras
Viviane Maria Alessi
Pedagoga, mestre e doutora em Educação na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); pedagoga e professora na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR; integrante do Grupo de Pesquisa Educamovimento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR.
Marynelma Camargo Garanhani
Doutora em Educação, professora do Mestrado/Doutorado na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFPR; coordena o Grupo de Pesquisa Educamovimento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, da qual é líder.