História da arte nipo-brasileira | Shinji Tanaka
R$92,00
📦 Consulte mais opções de frete no carrinho
Em estoque
Simulação de frete
Veja seu carrinho no ícone abaixo
Quer falar com a gente?
Está faltando alguma informação?
Informação adicional
Peso | 0,701 kg |
---|---|
Dimensões | 21 × 14 × 3 cm |
Eis uma história da presença da arte e seus artistas nipo-brasileiros no Brasil. Suas repercussões e feitos.
SUMÁRIO
Prefácio, Susumu Miyao
Capítulo I: Os primórdios da arte nipo-brasileira
1. A comunidade nipo-brasileira no início do século XX
2. O alvorecer do cenário artístico nipo-brasileiro
3. A primeira exposição de arte na “colônia” japonesa
4. O encontro de Handa com Mário de Andrade
5. Fujita, Kaminagai, Ohashi: pintores visitantes
(a) Tsuguharu Fujita
(b) Tadashi Kaminagai
(c) Eisaburo Nagasawa
(d) Ryokai Ohashi
Capítulo II: Fundação do Grupo Seibi
1. Fundação do Grupo Seibi
2. Membros do Grupo Seibi (de 1935 aos anos 1950)
(a) Kiyoji Tomioka (Saitama, 1894-1985)
(b) Tomoo Handa (Utsunamiya, 1906-1996)
(c) Hajime Higaki (Ehime, 1908-1990)
(d) Takeshi Suzuki (Tóquio, 1908-1987)
(e) Yoshiya Takaoka (Tóquio, 1909-1978)
(f ) Yuji Tamaki (Fukui, 1916-1979)
(g) Kichizaemon Takahashi (Miyazaki, 1908-1977)
(h) Walter Shigeto Tanaka (Kumamoto, 1919-1970)
(i) Masato Aki (Kochi, 1918-1982)
(j) Flavio-Shiró Tanaka (1928-)
(k) Massao Okinaka (Kyoto, 1913-2000)
(l) Alina Okinaka (Hokkaido, 1920-1991)
(m) Kenjiro Masuda (Tokushima, 1915-1991)
(n) Manabu Mabe (Kumamoto, 1924-1997)
(o) Tikashi Fukushima (Fukushima, 1920-2001)
(p) Tomie Ohtake (Kyoto, 1913-2015)
(q) Tsukika Okayama (Toyama, 1908-1997)
(r) Teiiti Suzuki (Hyogo, 1911-1996)
(s) Hidekazu Masuda (Kagawa, 1911-2008)
3. Seções de crítica e o Grupo Santa Helena
4. Yoshiya Takaoka e Yuji Tamaki
5. A pessoa em questão: Yoshiya Takaoka
6. Dúvidas em relação à arte e à vida (o caso de Tomoo Handa)
Capítulo III: A chegada da época das trevas
1. Primeira exposição individual de Handa realizada pelo Grupo Seibi
2. Takaoka é premiado com a medalha de prata. Panorama da arte nipo-brasileira do período
3. A vida de pintor: o caso de Handa
4. As dificuldades dos pintores japoneses
Capítulo IV: A guerra chega ao Pacífico
1. A eclosão do conflito
2. Os pintores nipo-brasileiros e os campos de concentração
3. Entre duas pátrias
4. Os artistas nipo-brasileiros em tempos de guerra
5. A correspondência com Taeko Tomiyama
Capítulo V: Retomada das atividades no pós-guerra
1. A derrota do Japão e o renascimento do Seibi
2. Takaoka, Jorge Mori e Flavio-Shiró viajam à Europa
3. A pintura e o “haicai” de Goga Masuda
4. A Galeria Domus e a nova geração de pintores
5. Grupo dos Quinze e Grupo Guanabara
Capítulo VI: A Bienal de Arte de São Paulo
1. A grande onda da arte abstrata
2. Novas perspectivas da arte no mundo
3. A fundação do Bunkyo e a visita de Ichiro Fukuzawa ao Brasil
4. A construção do Pavilhão Japonês e a viagem de Handa ao Japão
5. A viagem de Shin Kurihara e Tomoo Handa ao Peru
6. O avanço nipo-brasileiro no cenário artístico mundial
(a) O despontar de Manabu Mabe
(b) Tikashi Fukushima
7. As transformações do Grupo Seibi
Capítulo VII: Novas tendências da arte nipo-brasileira
1. Os artistas que vieram no pós-guerra
2. Criação do curso de pintura infantil
3. Rumo à transição de gerações
4. A dissolução do Grupo Seibi
5. A abertura do Salão Bunkyo
6. A construção do Museu da Imigração e a polêmica do painel
7. A ascensão da segunda e da terceira gerações
8. O grupo de artistas nipo-brasileiros do Rio de Janeiro
Capítulo VIII: A morte dos pioneiros
1. A partida de Takaoka e Tamaki
2. A exposição comemorativa dos setenta e sete anos de
Handa e O Imigrante Japonês de Handa
3. A exposição individual de Teiiti Suzuki e seu mérito
4. Pioneiros arquitetos de ascendência nipônica
5. A amizade afetuosa dos companheiros, para sempre.
A derradeira exposição de Handa
6. A morte dos pioneiros
Capítulo IX: “Exposição dos pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos”
e a inauguração do Museu de Arte Nipo- Brasileiro
1. A “Exposição dos Pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos”
2. A inauguração do Museu de Arte Nipo-Brasileiro e a
ex-posição de arte figurativa
3. A Primeira Exposição de Pintura Figurativa contemporânea
4. O quadragésimo aniversário do Museu de Arte Contemporânea
de São Paulo e os pintores nipo-brasileiros
5. Exposição coletiva Salão Bunkyo: 33 anos
Capítulo X: Os projetos da comemoração do centenário das relações Brasil-Japão
1. Exposição “Cem anos de arte nipo-brasileira”
2. Grande Exposição de Artes do Bunkyo
3. Exposição de arte “Laços de Olhar” e exposição de Yayoi Kusama
4. Creative Art Session 2008. Exposição de intercâmbio Japão-Brasil
5. Exposição no museu de artes da província de Hyogo — “A genealogia dos artistas brasileiros de ascendência
nipônica”
6. O monumento do centenário da imigração (Ohtake e
Toyota) e exposição individual de Wakabayashi
Capítulo XI: A criação da Associação de Arte Koguei de São Paulo e a divulgação da cerâmica
1. O surgimento da associação e sua primeira exibição
2. Do Koguei tradicional à Arte Craft
3. Tomie Ohtake, a morte de uma grande mestra
4. Expectativas em relação aos artistas de ascendência nipônica
Cronologia da arte nipo-brasileira
Posfácio, Shinji Tanaka
Referências
Índice onomástico
Produtos relacionados
Conheça nosso catálogo
ou escreva o título que está procurando
Hucitec Editora
CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br