História da arte nipo-brasileira | Shinji Tanaka

R$92,00

📦 Consulte mais opções de frete no carrinho

Em estoque

Simulação de frete

Veja seu carrinho no ícone abaixo

SKU 9788584041947 Categories , , ,
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Descrição

Shinji Tanaka
2019

Informação adicional

Peso 0,701 kg
Dimensões 21 × 14 × 3 cm

Eis uma história da presença da arte e seus artistas nipo-brasileiros no Brasil. Suas repercussões e feitos.

 

SUMÁRIO

Prefácio, Susumu Miyao

Capítulo I: Os primórdios da arte nipo-brasileira

1. A comunidade nipo-brasileira no início do século XX
2. O alvorecer do cenário artístico nipo-brasileiro
3. A primeira exposição de arte na “colônia” japonesa
4. O encontro de Handa com Mário de Andrade
5. Fujita, Kaminagai, Ohashi: pintores visitantes
(a) Tsuguharu Fujita
(b) Tadashi Kaminagai
(c) Eisaburo Nagasawa
(d) Ryokai Ohashi

Capítulo II: Fundação do Grupo Seibi

1. Fundação do Grupo Seibi
2. Membros do Grupo Seibi (de 1935 aos anos 1950)
(a) Kiyoji Tomioka (Saitama, 1894-1985)
(b) Tomoo Handa (Utsunamiya, 1906-1996)
(c) Hajime Higaki (Ehime, 1908-1990)
(d) Takeshi Suzuki (Tóquio, 1908-1987)
(e) Yoshiya Takaoka (Tóquio, 1909-1978)
(f ) Yuji Tamaki (Fukui, 1916-1979)
(g) Kichizaemon Takahashi (Miyazaki, 1908-1977)
(h) Walter Shigeto Tanaka (Kumamoto, 1919-1970)
(i) Masato Aki (Kochi, 1918-1982)
(j) Flavio-Shiró Tanaka (1928-)
(k) Massao Okinaka (Kyoto, 1913-2000)
(l) Alina Okinaka (Hokkaido, 1920-1991)
(m) Kenjiro Masuda (Tokushima, 1915-1991)
(n) Manabu Mabe (Kumamoto, 1924-1997)
(o) Tikashi Fukushima (Fukushima, 1920-2001)
(p) Tomie Ohtake (Kyoto, 1913-2015)
(q) Tsukika Okayama (Toyama, 1908-1997)
(r) Teiiti Suzuki (Hyogo, 1911-1996)
(s) Hidekazu Masuda (Kagawa, 1911-2008)
3. Seções de crítica e o Grupo Santa Helena
4. Yoshiya Takaoka e Yuji Tamaki
5. A pessoa em questão: Yoshiya Takaoka
6. Dúvidas em relação à arte e à vida (o caso de Tomoo Handa)

Capítulo III:  A chegada da época das trevas

1. Primeira exposição individual de Handa realizada pelo Grupo Seibi
2. Takaoka é premiado com a medalha de prata. Panorama da arte nipo-brasileira do período
3. A vida de pintor: o caso de Handa
4. As dificuldades dos pintores japoneses

Capítulo IV: A guerra chega ao Pacífico

1. A eclosão do conflito
2. Os pintores nipo-brasileiros e os campos de concentração
3. Entre duas pátrias
4. Os artistas nipo-brasileiros em tempos de guerra
5. A correspondência com Taeko Tomiyama

Capítulo V: Retomada das atividades no pós-guerra

1. A derrota do Japão e o renascimento do Seibi
2. Takaoka, Jorge Mori e Flavio-Shiró viajam à Europa
3. A pintura e o “haicai” de Goga Masuda
4. A Galeria Domus e a nova geração de pintores
5. Grupo dos Quinze e Grupo Guanabara

Capítulo VI: A Bienal de Arte de São Paulo

1. A grande onda da arte abstrata
2. Novas perspectivas da arte no mundo
3. A fundação do Bunkyo e a visita de Ichiro Fukuzawa ao Brasil
4. A construção do Pavilhão Japonês e a viagem de Handa ao Japão
5. A viagem de Shin Kurihara e Tomoo Handa ao Peru
6. O avanço nipo-brasileiro no cenário artístico mundial
(a) O despontar de Manabu Mabe
(b) Tikashi Fukushima
7. As transformações do Grupo Seibi

Capítulo VII: Novas tendências da arte nipo-brasileira

1. Os artistas que vieram no pós-guerra
2. Criação do curso de pintura infantil
3. Rumo à transição de gerações
4. A dissolução do Grupo Seibi
5. A abertura do Salão Bunkyo
6. A construção do Museu da Imigração e a polêmica do painel
7. A ascensão da segunda e da terceira gerações
8. O grupo de artistas nipo-brasileiros do Rio de Janeiro

Capítulo VIII: A morte dos pioneiros

1. A partida de Takaoka e Tamaki
2. A exposição comemorativa dos setenta e sete anos de
Handa e O Imigrante Japonês de Handa
3. A exposição individual de Teiiti Suzuki e seu mérito
4. Pioneiros arquitetos de ascendência nipônica
5. A amizade afetuosa dos companheiros, para sempre.
A derradeira exposição de Handa
6. A morte dos pioneiros

Capítulo IX: “Exposição dos pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos”
e a inauguração do Museu de Arte Nipo- Brasileiro

1. A “Exposição dos Pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos”
2. A inauguração do Museu de Arte Nipo-Brasileiro e a
ex-posição de arte figurativa
3. A Primeira Exposição de Pintura Figurativa contemporânea
4. O quadragésimo aniversário do Museu de Arte Contemporânea
de São Paulo e os pintores nipo-brasileiros
5. Exposição coletiva Salão Bunkyo: 33 anos

Capítulo X: Os projetos da comemoração do centenário das relações Brasil-Japão

1. Exposição “Cem anos de arte nipo-brasileira”
2. Grande Exposição de Artes do Bunkyo
3. Exposição de arte “Laços de Olhar” e exposição de Yayoi Kusama
4. Creative Art Session 2008. Exposição de intercâmbio  Japão-Brasil
5. Exposição no museu de artes da província de Hyogo — “A genealogia dos artistas brasileiros de ascendência
nipônica”
6. O monumento do centenário da imigração (Ohtake e
Toyota) e exposição individual de Wakabayashi

Capítulo XI: A criação da Associação de Arte Koguei de São Paulo e a divulgação da cerâmica

1. O surgimento da associação e sua primeira exibição
2. Do Koguei tradicional à Arte Craft
3. Tomie Ohtake, a morte de uma grande mestra
4. Expectativas em relação aos artistas de ascendência nipônica

Cronologia da arte nipo-brasileira

Posfácio, Shinji Tanaka

Referências

Índice onomástico

Conheça nosso catálogo

ou escreva o título que está procurando

Hucitec Editora

 

CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br