Série Teatra

A Série Teatra é um feitiço. Uma anunciação transfeminista que indica não apenas uma renovação do teatro (fulgurado tradicionalmente pela macharia cisgênera branca-elitista da arte). Lidamos aqui com as ruínas e restos coloniais das artes da cena. Neste sentido, a teatra não é um fenômeno histórico do pós-teatro, mas uma fabulação do pó do teatro.

A emergencialidade da teatra é a sua acontecência nas giras não-lineares do tempo da cena. Neste sentido, as obras desta série são rasgos de contiguidade, nos quais se observa nódulos de cruzo. As disjunções moleculares que se examinam nos textos desta série conferem à teatra uma condição clínica da cena. Neste sentido, os cruzos teatrais não remetem apenas às crises sociais, mas às travas. Travar como sintagma analítico de fissuras ao CIStema.

Aqui as pesquisas são atitudinais e as investigações são sonhos. Diante do teor industrial do marcado mercado editorial, outorgamos neste projeto a artesania como modo de revelação dos conteúdos que transbordam de dentro dos livros. Assim, a leitura aqui é feitura, e não fatura. A teatra te lê tal como ela rompe com o binarismo conteúdo-continente. Procuramos, então, enfatizar a noção de que a magia de um livro é uma encruzitrava.

Mais do que livros orgânicos e sustentáveis, dispomos cada livro como um corpo. E cada número da série é também uma peça de um outro corpo composto. Cada ponto que se faz nestes pedaços desfaz o ideário especista de humanismo. Por isso, a técnica usada não é a costura, mas a sutura. E, por sua vez, o que revelamos é o abalo dos padrões e dos patrões do teatro. A sutura é também um surto do capitalismo e das artes cênicas. As obras da teatra são, portanto, esquizolivros não de artes cênicas, mas de artes cínicas.

 Dodi Leal
São Paulo, novembro de 2021


 

A série TEATRA nasce em 2018 do convite do Prof. Flávio Desgranges, editor da já consolidada série Teatro da Editora Hucitec de São Paulo para a Profa. Dodi Leal organizar uma nova série vetorizada a partir de referentes de sua pesquisa de doutorado no Instituto de Psicologia da USP sobre Performatividade Transgênera.

Em 2021 temos a primeira concretização da série com a publicação de dois livros: o primeiro sendo da própria editora Dodi, com uma parte de sua tese de doutorado e o segundo do Prof. Ian Habib em torno dos Corpos Transformação aos, fruto de sua pesquisa de Mestrado em Dança na UFBA.

Em 2023 a série ganha com o lançamento simultâneo de novos quatro livros de pessoas autoras e pesquisas exponentes do campo das Artes Cênicas: Stela Fischer, André Rosa, Daniel Colin e Galiana Brasil. Explorando os temas de corporalidades, feminismos, performance, desobediências e curadorias, estas novas obras compõem a abertura de campo da série que prevê a veiculação de quatro obras por ano ao público.

Com capas personalizadas, únicas e feitas a mão pelas artistas Raphaellie Laz e Duda Faria, a série TEATRA constitui-se como um marco na direção de difusão de livros-obras e na troca profícua das visualidades com as textualidades da cena.

Sobre a diretora da TEATRA (pela Hucitec): Dodi Leal
Professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro e do PPGAC/UDESC, em Florianópolis. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance, iluminação cênica, crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Dirige a série TEATRA da editora Hucitec.

Livros publicados

Títulos e Autoria

Dodi Leal,
diretora da Série Teatra

Professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro e do PPGAC/UDESC, em Florianópolis. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance, iluminação cênica, crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Dirige a série TEATRA da editora Hucitec.

Veja o Lattes ou Wikipedia
Contato: dodi@alumni.usp.br

Ian Habib,
autor de Corpos Transformacionais

é artista da performance, dança, audiovisual, escrita, curadoria e pesquisa. Visiting Scholar na City University of New York 2023 (Capes Print). Autor dos livros Corpos Transformacionais (Ed. Hucitec) e Performance e Teatro (Ed. SEAD/UFBA). Professor formador e conteudista de Performance e Teatro da Licenciatura em Teatro (UFBA). Professor Colaborador da Pós-Graduação em Teatro e Educação (2021/2022/IFNMG). Doutorando em Artes Cênicas (CAPES/UFBA). Bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS), com o projeto Corpo-Catástrofe. Mestre em Dança (CAPES/UFBA), com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas e políticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria. Ganhou ao todo 8 prêmios nacionais. Criou o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). Cocoordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA). Criou o Desmonte Seminário e o ABCDário Desmonte (PROEX/UFBA).