O que pode o corpo? O que é o corpo? Qual o propósito do trabalho em saúde com o corpo do outro? Essas são algumas das muitas provocações que circulam explícita ou implicitamente pelas páginas deste livro. A partir de uma perspectiva espinosana, Eucenir nos brinda com uma generosa narrativa de experiências, robustas reflexões e um convite à produção de outras formas de pensar o corpo, em busca de uma práxis terapêutico-ocupacional das paixões, produzida junto com o outro, em relação, capaz de subverter opressões e modificar as relações de poder instituídas, rumo à liberdade. Por mais que a terapia ocupacional componha o pano de fundo deste livro, é uma leitura riquíssima para todos os trabalhadores da saúde.
— Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, Terapeuta Ocupacional, orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
O livro apresenta a proposta de uma Terapia Ocupacional das Paixões inspirada na filosofia de Espinosa, que compreende o “corpo” como singularidade e relacional, em contraposição à perspectiva de “corpo máquina” de caráter biomédico e positivista, fundada na filosofia cartesiana e dominante no imaginário social e nas práticas de cuidado no campo da saúde contemporâneos. Traz subsídios para reflexões sobre a constituição cotidiana das ideias imaginativas sobre o “corpo com deficiência” como algo intrinsecamente negativo e propõe interpretações espinosana sobre o tema. Contribui ainda, com reflexões sobre o ensino da terapia ocupacional em disciplinas teóricas e práticas que se ocupam da atenção à pessoa com deficiência e outras populações nas ações da terapia ocupacional no campo da saúde e das interfaces com a educação, assim como as contribuições da Terapia Ocupacional das Paixões na atenção primária à saúde para a garantia do acesso, integralidade e equidade.
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SUMÁRIO
Prefácio, André Mota
Apresentação
AS LUPAS DE ESPINOSA
. Tenho um corpo ou sou um corpo?
. O corpo relacional, o corpo em Espinosa
CORPO COM DEFICIÊNCIA E REABILITAÇÃO SOB A ÓTICA DE ESPINOSA
. As ideias imaginativas sobre a deficiência e a construção de sua pseudoinvisibilidade
. Corpo com deficiência, sujeito desejante
. Corpo com deficiência e as ações de saúde e de reabilitação: as políticas públicas no SUDS e SUS dos anos 1980 a 2019
. O que é reabilitar?
TERAPIA OCUPACIONAL DAS PAIXÕES: O ENSINO NA UNIVERSIDADE
. O trabalho na universidade: na direção da constituição de paixões alegres
. O ensino na graduação e a terapêutica ocupacional: qual ação?
. Como ensinar uma técnica corporal para estudantes de Terapia Ocupacional: um corpo mecânico ou um corpo relacional?
. O ensino da disciplina Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais III na USP: o Conceito Bobath e as possibilidades de um recurso terapêutico para a composição de uma Terapêutica das Paixões
. O ensino da Terapia Ocupacional da USP no contexto da Atenção Primária à Saúde
. As atividades de ensino do REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva na Atenção Primária à Saúde
POR UMA TERAPÊUTICA OCUPACIONAL DAS PAIXÕES: A AÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
. Quando o acesso e a continuidade do cuidado estão garantidos: a história de Valentina
. O acesso e a integralidade em questão. Quando é preciso superar o medo: A família de Aldair
. Reabilitar é uma ação de alta complexidade no campo da saúde? O caso do Senhor Jacinto
. Quando ocorre a escuta: Dona Manuela
. Por uma terapêutica ocupacional das paixões
APRENDIZ DA FILOSOFIA DE ESPINOSA: APRENDI A APRENDER
Referências
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SOBRE A AUTORA
Eucenir Fredini Rocha é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), professora Livre Docente aposentada do Curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP e professora sênior da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo
(USP), no Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP. Fez doutorado em Psicologia Social (1999) e mestrado em Psicologia Escolar (1991), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora/orientadora nos programas de Pós-Graduação “Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades” da FFLCH/USP e no “Mestrado Profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde da USP”. Coordena dois grupos de pesquisa do CNPq: o “REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da FMUSP”, desde 2002 e o grupo “Diversidade, Corpo e Saúde” do DIVERSITAS da FFLCH/USP (2015-
atual). Coordena também (desde 2016) o projeto “Acervo de documentos e Memória da Terapia Ocupacional da USP” sediado no Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da USP. Publicou os livros: Reabilitação de pessoas com deficiência: A intervenção em discussão (Roca, 2006), Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional (Hucitec Editora, 2018) e Corpo com deficiência: em busca da Reabilitação? A ótica das pessoas com
deficiência física (Hucitec Editora, 2019).