Thiago Leite nos conduz mar afora pelos desafios que cercam a figura do espectador de teatro, em uma viagem tão repleta de incertezas quanto aquelas que marcam as narrativas que mais nos seduzem. Acompanhado de pensadores como Rancière, Ricoeur, Arendt e por escritores como Saramago, Manoel de Barros, Ondjaki, ele não se intimida diante da mudança inesperada dos ventos, e, numa atitude sábia, se deixa levar pelo acaso e inventa novos trajetos que acabam se revelando gratificantes.
Interpelado por interrogações acerca do que significa ser espectador teatral quando se é cego ou se possui baixa visão, durante a pandemia Thiago se vale de um tempo suspenso, subtraído do cotidiano, para propor a jovens estudantes experimentos cênicos on-line em que cores, formas, sons, objetos, odores são os protagonistas. Construir uma cena acessível em parceria com esses alunos passa a constituir o sentido de seu deslocamento por mares até então inexplorados. Ao longo de uma trajetória repleta de peripécias, nosso autor se dedica com tanto cuidado à audiodescrição, que ela passa a ser integrada na própria criação das cenas.
No final da viagem, a grande descoberta: fortes conexões entre os espectadores e a cena haviam sido tecidas durante o percurso e o convidavam para novas partidas…
*-*-*-*-*-*-*
Sumário
Prefácio, José Sérgio Fonseca de Carvalho
Introdução
Os princípios da viagem: aquilo que moveu o marinheiro a Navegar
Capítulo I: Estado de espectador: reflexões desde as terras para além do Rio da Prata
- – O Programa Formación de Espectadores
– Para experienciar um estado de espectador
Texto 3: Uma questão de coragem e deslocamento
Texto 4: Uma questão de temporalidade
Texto 5: Uma questão de igualdade
Texto 6: Uma questão de pluralidade
Texto 7: Espectadores de teatro, espectadores do mundo
Capítulo II: Ações para suspender o tempo: quando a temporalidade ganha a cena
Texto 8: O projeto (ainda) sem nome e o papel da skholé na experiência do espectador
Texto 9: As experimentações cênicas iniciais e o tempo da emancipação
Texto 10: Criando ações para suspender o tempo: o primeiro experimento cênico on-line e uma introdução à noção de mediação teatral
Capítulo III: Cada um é capaz de montar seu próprio quebra-cabeça: uma cena de igualdade
Texto 11: Para reorganizar a configuração do sensível: ao criar uma cena teatral, levamos em consideração a diversidade de espectadores existentes?
Texto 12: O segundo experimento cênico on-line e o conflito de expectativas
Texto 13: A igualdade das inteligências como princípio para o encontro com o espectador: o terceiro experimento cênico on-line
Capítulo IV
Construindo uma ideia de mediação teatral
Texto 14: O encontro formativo com o grupo Clowns de Shakespeare e a premissa da
não explicação
Texto 15: “Tudo em você tem essa idade?”: o quarto experimento cênico on-line e uma reflexão sobre o papel da memória em uma ação de mediação
Texto 16: O exercício de “dar um nome ao quadro” e o último experimento cênico on-line
Texto 17: Para findar as palavras: sobre o ato de confiar
Texto 18: Referências
Sobre o Autor
*-*-*-*-*-*-*
Sobre o autor
Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra também a La Luna Cia de Teatro (Canelinha/SC) desde 2018.
Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atua como professor de Artes Cênicas desde 2016. Como autor, tem produzido reflexões no âmbito da pedagogia do teatro e da filosofia da educação – mais especificamente, dedicando-se aos temas do teatro na escola, da formação de artistas da cena, da formação de espectadores e da acessibilidade em teatro.