Fome de quê? Processos de criação teatral na rede pública de ensino de Salvador | Celida Salume Mendonça

R$64,00

📦 Consulte mais opções de frete no carrinho

Em estoque

Simulação de frete

Veja seu carrinho no ícone abaixo

SKU 9788584041466 Categories ,
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Descrição

Fome de quê?
Processos de criação teatral na rede pública de ensino de Salvador
Salume, Celida
978-85-8404-146-6
Hucitec
1. Edição
2019
328

Informação adicional

Peso 0,428 kg
Dimensões 13 × 18 × 0,5 cm

Sinopse: 

As experiências que envolvem o fazer teatral desenvolvido nas escolas, em especial as da rede pública, têm sido tema fundamental para a discussão de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem teatral significativa nesses espaços. Voltado para a prática do professor de teatro, o livro Fome de quê? Processos de criação teatral na rede pública de ensino de Salvador, de Celida Salume Mendonça, problematiza as condições de um percurso de criação teatral no interior de duas escolas públicas da cidade de Salvador. Neste contexto, a fome e a invisibilidade foram reconhecidas como elementos que saltam aos olhos, dando título à obra. A fome identificada nesses espaços se refere à fome de imagens, de afetividade, de socialização, de visibilidade, de aulas planejadas, de descoberta, de prazer, de valorização, de materialidade e de tecnologia. E, sobretudo, fome de arte, fome de teatro. As vozes revelam ao final que a presença do teatro na escola contribui para amenizar essa fome e rasgar o caos instalado nesses espaços, despertando novos apetites.
-*-*-*-

 

 

SUMÁRIO

 

Prólogo: Fome como reconhecimento de necessidades e invenção de desejos, Flávio Desgranges.

 

A CHEGADA PELO QUINTAL DA CASA

Capítulo 1. Entrada: primeiro contato com as duas escolas

  • — Os espaços
  • — Aperitivo picante: um panorama do ensino público em Salvador
  • — O corpo: um olhar foucaultiano
  • — A atmosfera em construção na sala de aula

 

Capítulo 2. Prato principal: um percurso criador em teatro

  • — O processo criativo nas duas escolas
  • — Fome: diagnóstico e primeiras relações
  • — Degustação: pré-texto e jogos improvisacionais
  • — Arrumar a mesa: reconhecimento e delimitação de temas e conteúdos
  • — Saborear: apresentação e leitura de produtos parciais

 

Capítulo 3. Sobremesa: reflexões finais

  • — Pré-texto, Multiplicidade e Formatividade como princípios: uma proposta metodológica
  • — Um banquete a construir: ensino de teatro na escola pública

 

-*-*-*-
Sobre a autora:
Professora adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia onde atua no curso de Licenciatura em Teatro, no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Ufba) e no mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). É pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade – Gipe/CIT e coordena o Celula (Centro Lúdico Laboratorial de Processos Criativos). De 2014 a 2017 coordenou o subrojeto Pibid/Teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Ufba). É doutora em Artes Cênicas (Ufba), Mestre em Literatura (UFSC), com Especialização em Psicopedagogia (Unidavi) e com pesquisas voltadas para a Pedagogia do Teatro.

Conheça nosso catálogo

ou escreva o título que está procurando

Hucitec Editora

 

CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br