O que quer o eleitor? Opinião pública sobre redistribuição no Brasil | Rodrigo Mahlmeister
R$68,75
📦 Consulte mais opções de frete no carrinho
Simulação de frete
Veja seu carrinho no ícone abaixo
Quer falar com a gente?
Está faltando alguma informação?
Informação adicional
Peso | 0,303 kg |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 × 1 cm |
Escolha sua plataforma preferida abaixo
Sinopse
No Brasil, a aprovação às políticas de combate à desigualdade de renda é massiva. A ideia de progressividade nos impostos tem grande apelo popular e seria fundamental para o governo agir nessa direção, mas as leis aprovadas em matéria tributária focam só em isenções. Como explicar esse aparente descompasso? Estariam os governos e o Congresso ignorando as demandas da sociedade? Este livro esmiúça dados de pesquisas de opinião para entender o que o eleitor realmente pensa sobre redistribuição. A análise incorpora não apenas a realidade objetiva das pessoas, mas também suas percepções e crenças. Quem é, afinal, essa categoria vista como “rica” que a população diz que deveria financiar programas sociais robustos? O leitor, capítulo a capítulo, se toma conta que a dimensão dos custos é crucial para entendera preferência do eleitor. O X da questão parece ser: quem está disposto a pagar pelo Estado de bem-estar?
Em O que quer o eleitor?, Rodrigo Mahlmeister oferece um complemento comportamental sólido a modelos teóricos de redistribuição de renda via processos políticos. Por meio da análise de dados de pesquisas de opinião combinada com um experimento concebido especificamente para este fim, a dissertação (e agora, livro) mostra que os indivíduos frequentemente se autoposicionam de forma incorreta na estrutura de renda da sociedade, o que faz com que formem opiniões equivocadas sobre os custos e benefícios de políticas redistributivas. No entanto, o comportamento dos indivíduos se aproxima do previsto pelos modelos baseados no autointeresse econômico quando recebem informações mais precisas sobre a incidência de impostos e benefícios governamentais. Embora nem todos os problemas políticos sejam derivados de informação incorreta, Rodrigo argumenta de forma convincente que o paradoxo da falta de diferenciação nas preferências por redistribuição de pobres e ricos pode sim ser atribuída a este fator, ao menos parcialmente.
— Cesar Zucco,
FGV/EBAPE
Sobre o autor
Rodrigo Mahlmeister
é graduado em Economia e mestre em Ciência Política pela USP.
Atualmente, é estudante de Ph.D. na Universidade de Duke, Estados Unidos.
SUMÁRIO
PREFÁCIO, Victor Araújo
APRESENTAÇÃO, Marta Arretche
Capítulo 1: Introdução à pesquisa
. Introdução ao tema
. Pergunta e resposta de pesquisa
. Material
. Métodos
. Plano do livro
Capítulo 2: Discussão da literatura relacionada
. Teoria do eleitor mediano e racionalidade substantiva
. O papel da informação
. Preferências e percepções subjetivas
. Identidade de classe
. O experimento de Cruces, Perez-Truglia & Tetaz
Capítulo 3: A origem da posição subjetiva da renda
. Introdução
. Organização das hipóteses
. Hipóteses sobre o contexto de informação imperfeita
. Evidências empíricas
. Conclusões do capítulo
. Hipóteses revisitadas
Capítulo 4: O efeito da posição subjetiva da renda na preferência
. Introdução
. Organização das hipóteses
. Hipóteses sobre o contexto de informação imperfeita
. Evidências empíricas
. Conclusões do capítulo
. Hipóteses revisitadas
Capítulo 5: O efeito da definição dos contribuintes na preferência
. Introdução
. Organização das hipóteses
. Hipóteses sobre o contexto de informação (mais ou menos) imperfeita
. Evidências empíricas
. Conclusões do capítulo
. Hipóteses revisitadas
Capítulo 6: Conclusões
. Introdução
. Limitações do argumento
. Preferências reveladas
. Implicações sobre o desenho e a análise de surveys
. Implicações sobre o debate público e eleitoral
REFERÊNCIAS
APÊNDICE METODOLÓGICO: Informações gerais sobre os materiais e métodos utilizados
ANEXO A: Informações complementares do capítulo 3
. A-1 Metodologia
. A-2 Figuras Adicionais
. A-3 Resultados dos modelos estatísticos
ANEXO B: Informações complementares do capítulo 4
. B-1 Metodologia
. B-2 Resultados dos modelos estatísticos
ANEXO C: Informações complementares do capítulo 5
. C-1 Metodologia
. C-2 Testes de média entre grupos experimentais
. C-3 Figuras adicionais
. C-4 Resultados dos modelos estatísticos
Produtos relacionados
Conheça nosso catálogo
ou escreva o título que está procurando
Hucitec Editora
CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br