Marcia Pompeo Nogueira, Heloise Baurich Vidor, Bianca Scliar Cabral, Flávio Desgranges, Vicente Concilio | Pedagogias do Desterro: práticas de pesquisa de artes cênicas

R$86,00

 

Acesse aqui as aberturas, Sumário e Apresentação

 

LANÇAMENTO!

Até meados do século XIX a cidade de Florianópolis era conhecida como Vila ou Ilha do Desterro, tomando-se por base uma igreja construída no local em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. Informalmente, muitos habitantes seguem utilizando o nome Ilha do Desterro para designar a cidade; por isso decidimos incluí-lo no título do livro, para situar as pesquisas no campo da Pedagogia das Artes Cênicas que vêm sendo desenvolvidas nesta ilha, ou por pesquisadores e pesquisadoras com quem mantemos estreita parceria. A palavra desterro tem o sentido de deportação, de exílio, de ser afastado da própria terra, de ser banido; e é desse lugar, de certo deslocamento, ou de estranhamento, que podemos compreender as pesquisas aqui apresentadas.

O livro Pedagogias do desterro. Práticas de pesquisa em artes cênicas está dividido em cinco partes, cada qual com textos organizados por professores e professoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): Teatro em contextos comunitários, por Marcia Pompeo Nogueira; Leitura e teatralidade: olhares para a escola, por Heloise Baurich Vidor; Práticas de movimento e imediação, por Bianca Scliar Cabral; A arte do espectador, por Flávio Desgranges; e Em celas e salas: práticas teatrais em presídios e em escolas, por Vicente Concilio.

Em estoque

Simulação de frete


SKU: 9786586039085 Categorias: , , ,

Descrição

LANÇAMENTO!

Título: Pedagogias do Desterro: práticas de pesquisa de artes cênicas

Autor: Marcia Pompeo Nogueira, Heloise Baurich Vidor, Bianca Scliar Cabral, Flávio Desgranges, Vicente Concilio

ISBN: 978-65-86039-08-5

Editora: Hucitec

Data de publicação: 2020

Edição 1

Número de páginas: 448

Informação adicional

Peso 0.801 kg
Dimensões 16.0 × 23.0 × 5 cm

Você também pode gostar de…

  • Lançamentos 2020 , Teatro

    Flávio Desgranges, Giuliana Simões | O Ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas

    A publicação deste livro parte do intuito de instaurar espaços de estudos que tomem o espectador como tema central a ser debatido. Convidamos inicialmente pesquisadores e artistas sul-americanos, por quem nutrimos apreço e admiração, que desenvolvem pesquisas que perpassam ou tangenciam o ato do espectador, tendo em vista a ampliação e o aprofundamento do assunto, que desperta cada vez mais …

  • Lançamentos 2020 , Teatro

    Flávio Desgranges | A pedagogia do espectador

    Ao pensar o espectador como protagonista de um teatro concebido como manifestação cultural em que a dimensão educativa é intrínseca, este livro toca no núcleo das mutações contemporâneas da arte – o deslocamento do interesse pelos simbolismos das obras para o valor simbólico das ações, desligando a arte das categorias ilusionistas, valorizando a apresentação, com consequente ênfase na participação do …

  • Teatro

    Heloise Baurich Vidor | Leitura e teatro: Aproximação e apropriação do texto literário

    A paixão pela palavra, seja ela ouvida, dita, escrita ou lida, é o que guia a atriz, pesquisadora e professora de teatro Heloise Baurich Vidor nesta jornada encantadora pelo universo do texto (dramático, narrativo ou poético) e sua relação com a educação e teatro.

  • Teatro

    Concilio, Vicente (Autor) | Teatro e prisão

    Este Livro é resultado de uma experiência prática e dos desafios enfrentados por um grupo de artistas que se propuseram a criar arte e reflexão e um ambiente comumente associado ao crime e ao fracasso- a prisão.

  • Teatro

    Flávio Desgranges | A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral

    O modo de atuação do espectador vem sofrendo alterações significativas ao longo do tempo, em diálogo estreito com as modificações observadas, tanto nas propostas formais dos artistas, quanto no contexto social dos diversos períodos, dando conta do caráter histórico que condiciona a recepção teatral. A relação do espectador com o teatro se confronta intimamente com a maneira de sentir e …

  • Teatro

    Giuliana Simões | Veto ao modernismo no teatro brasileiro

    Levando em conta as ideias de Hans Robert Jauss, para quem a maneira pela qual uma obra literária é recebida no momento de sua aparição, determina o seu valor estético, Giuliana Simões estuda as recepções que tiveram as experiências teatrais de Renato Vianna, Benjamin Lima, Flávio de Carvalho e Oswald de Andrade nos anos 1920 a 1930. Por meio da …

  • Lançamentos 2020 , Teatro

    Flávio Desgranges | Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo

    Os escritos reunidos neste livro têm em comum um olhar específico acerca da arte teatral: tomá-la do ponto de vista de seu caráter pedagógico, compreendendo especialmente este caráter pelos aspectos provocativo e dialógico presentes de maneira particular nos diferentes movimentos e práticas teatrais abordados. Ou mesmo nas várias possibilidades de enfoque acerca do fenômeno teatral, em que o valor educacional …

  • Teatro

    Jean Carlos Gonçalves | Teatro e universidade: Cena. Pedagogia. [dialogismo]

    Mikhail Bakhtin, filósofo literário, cujos estudos são geralmente associados ao Carnaval e ao Diálogo, foi uma figura solitária que trabalhou, sobretudo em seu ateliê. Jean Carlos Gonçalves nos apresenta um livro em que as ideias de Bakhtin sobre o Diálogo e a Educação são retiradas de um estúdio sombrio para um estúdio bem iluminado, e ali, são convidadas ao jogo. …