Título: Drama e ciberespaço: navegações pelo ensino do teatro
Autor: Wellington Menegaz
ISBN: 978-85-8404-512-9
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2025
Páginas: 240
Tamanho: 11cm x 18 cm x 1 cm
Peso: 300g
Pedagogia do Teatro, 30
Informação adicional
Peso
0,300 kg
Dimensões
18 × 11 × 1 cm
Neste livro, Wellington Menegaz apresenta, aos leitores e às leitoras, de modo bastante didático e acessível, convenções e estratégias do Drama – abordagem para o ensino e experimentação do Teatro que, cada vez mais, tem conquistado espaço no campo da Pedagogia das Artes Cênicas. Ao longo do livro, trechos de processos desenvolvidos, materialidades experimentadas, reflexões consistentes, ampliam, de modo significativo, a literatura existente sobre essa prática e inspiram outras experimentações. Cumpre destacar que a obra busca diálogos com ambientes virtuais e Tecnologias da Informação e Comunicação, além de indicar pistas para a investigação da linguagem teatral com jovens. A escrita nos convida a “educar para o nosso tempo”, compreendendo que as culturas dos jovens estão intrinsicamente relacionadas à era digital. Este livro, portanto, é um convite à navegação por salas de aula reais e virtuais – do Ensino Superior à Educação Básica. Garanta seu bilhete! Diego de Medeiros Pereira.
*-*-*-*-* Sumário
Como diz o poeta: “navegar é preciso”
Introdução/navegar
Capítulo 1 – Escola e internet
1.1 Recontar o Mundo
1.2 Informação e Comunicação
1.3 Informação
1.4 Comunicação
1.5 A mistura das águas
1.6 Rotas paralelas
1.7 Tempo e Espaço
1.8 Cibercriação
1.9 Coisas de marinheiras e marinheiros
1.10 Educar para o nosso tempo
1.11 Uma Experiência no Ensino Médio
1.12 Coisas de super-heróis
1.13 A tradição e o novo
1.14 Tirando a capa de invisibilidade
1.15 Elas e eles não participam da aula?
1.16 No recreio – intervenção com celulares
1.17 Post its, um inbox pela sala
1.18 Jogos online
1.19 Considerações sobre o percurso do Subprojeto Teatro PIBID na escola
Capítulo 2 – Drama e estruturas da internet 2.1 Drama 2.2 Convenções do Drama 2.3 Arquitetura do Ciberespaço 2.4 Virtual e papéis 2.5 Os “eus” virtuais 2.6 Notas sobre a navegação
Capítulo 3 – Boca de ouro, um drama suburbano 3.1 Texto enquanto pré-texto 3.2 Mapa de viagem 3.3 Primeiro episódio 3.4 O encontro dos papéis 3.5 A Instalação ou Instituto de Criminologia de Los Angeles 3.6 Mural Boca de Ouro 3.7 Espaço da Memória 3.8 Reunião das(os) investigadoras(es) 3.9 Notas sobre a navegação: avaliação do primeiro episódio 3.10 Estratégias assíncronas – Jornal online e primeiro áudio WhatsApp 3.11 Primeiro Áudio – WhatsApp 3.12 Segundo episódio 3.13 Jogos para Criação de Contexto 3.14 Estúdio do programa Dramas Suburbanos 3.15 Os envelopes rosa, roxo, azul e bege 3.16 De volta ao estúdio 3.17 O envelope amarelo 3.18 Notas sobre a navegação: avaliação do segundo episódio 3.19 Desafios e superações da navegação
Capítulo 4 – Drama, celulares e redes sociais 4.1 Jovens, telefones móveis e ensino 4.2 Ligado ou desligado: processo “Lobos” 4.3 Facebook 4.4 Perfis: processo Fama 4.5 Grupos: processo Clãs 4.6 Considerações finais
Referências
Sobre o autor
Menegaz, Wellington
Wellington Menegaz é ator, pesquisador e professor de Teatro.
Docente do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutor, doutor e mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UFU. Autor do livro Teatro com Adolescentes: dentro e fora da escola (2016). Líder do
Grupo de Pesquisa em Drama (GruD) e membro do Núcleo Coelhos Mordem.
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