+ Clique aqui para ser direcionado a página do livro +

A terceira edição deste importante trabalho — que resultou de uma tese de doutorado defendida na Universidade de Londres em 1984 e a melhor e mais completa obra histórica sobre os primórdios da industrialização no Brasil, cuja 3.ª edição inaugura a Coleção Economia e Desenvolvimento — é um evento há muito aguardado pelos estudiosos do tema.

Trata-se de uma análise origi­nal, exaustiva e abrangente do pro­ces­so durante o período de 1869 a 1939, baseada em fontes primárias do Brasil e do exterior, assim como na consulta de uma ampla e diversificada bibliografia.
Partindo de uma revisão crítica dos estudos que o precederam, Suzi­gan desenvolve de início uma aná­lise de conjunto dos investimentos indus­triais realizados no período como um todo. Em seguida, o desdobra em duas fases, examinando sucessiva e seto­rial­mente os investimentos induzidos pela expansão da economia agroexpor­tadora, e a diversificação dos mes­mos no contexto da transição para a economia industrial de nossos dias.


Seus quatro capítulos, precedidos por uma breve Introdução e seguidos de uma Conclusão igualmente sinté­tica, são complementados por três va­lio­sos apêndices, relativos às ex­por­­tações de máquinas e equipamentos da Grã-Bretanha, dos Estados Uni­dos, da França e da Alemanha para o Brasil; aos diversos índices estatísticos em­pre­gados nas tabelas do texto prin­cipal; e às fábricas de tecidos de algo­dão esta­belecidas no Brasil antes de 1905.

Categorias: Lançamento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *