You are currently viewing Lançamento! DAS SAÍDAS QUE MORAM NAS PALAVRAS | Vicente Concilio & Caroline Vetori (e-book gratuito)

Lançamento! DAS SAÍDAS QUE MORAM NAS PALAVRAS | Vicente Concilio & Caroline Vetori (e-book gratuito)

Das saídas que moram nas palavras: caderno de atividades é uma proposição artístico-pedagógica, desenvolvida por meio da parceria entre os Programas de Extensão @teatroeprisao e @cultura.grafica.udesc, ambos da @udesc.ceart.

Desde março de 2020, as oficinas de teatro no Presídio Feminino de Florianópolis encontram-se suspensas, visto que podemos ser vetores de transmissão do covid-19, ou seja, nossas ações que se caracterizam pelo encontro e pela presencialidade necessitaram ser adaptadas para outros suportes.
Em 2021, em diálogo com a instituição delineamos como proposta, inspirada no projeto Mulheres possíveis, um caderno de exercícios de escrita criativa – proposição que configura uma das metodologias provocadas pela pandemia, sendo uma forma de acessar as mulheres que estão na instituição mesmo à distância. Diferentemente de outros públicos e contextos, no qual o teatro foi transportado e tensionado às novas tecnologias, não dispúnhamos da possibilidade de acesso via ambiente virtual. Assim, o caderno foi a saída possível de proposição.

Em diálogo com a profa. Anelise Zimmermann, do Departamento de Design da UDESC, coordenadora do programa de extensão Entre livros, tipos e desenhos: interlocuções da cultura gráfica, que, juntamente a profa. Sara Copetti e as bolsistas Clara Sohn e Fernanda Gonçalves, foi delineado todo o projeto gráfico e de editoração.

O caderno coaduna a leitura, seja o próprio ato de ler suas instruções e seus convites, trafegar e/ou mergulhar nos exercícios, seja através dos excertos literários, e a escrita, em um movimento de retroalimentação.
A proposição objetiva o diálogo artístico e poético com as mulheres que estão privadas de liberdade, tendo como hipótese principal a geração de procedimentos de escuta, nos quais as suas vozes possam ecoar.

Deixe uma resposta