Você está visualizando atualmente Lançamento do novo livro de Emiliano na Psicologia da USP

Lançamento do novo livro de Emiliano na Psicologia da USP

Veja as informações completas do livro aqui

Sinopse

Este livro é leitura imprescindível para quem busca entender e superar os efeitos do racismo institucional na saúde mental. Ancorado na articulação entre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a Política Nacional de Saúde Mental, Emiliano de Camargo David toma raça como um determinante social da saúde e propõe a “aquilombação” como ferramenta teórica para expandir o debate e fazer frente aos marcadores raciais que ampliam as iniquidades seculares e contemporâneas no cuidado à saúde mental. Para ele, o “aquilombamento” coloca o racismo no centro do debate público e permite avançarmos no processo de inclusão da temática racial nas políticas e, consequentemente, nos serviços de saúde mental, indicando um caminho assertivo para a construção de estratégias para o seu enfrentamento.

— Luis Eduardo Batista – Assessor para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde-Gabinete da Ministra Nísia Trindade.

Leitura obrigatória para trabalhadoras/es e estudiosas/os do campo da saúde mental, na discussão sobre atenção psicossocial e racismo, abordando os sofrimentos psíquicos e suas consequências, relacionados à violência do racismo. Um trabalho primoroso e pedagógico que, através dos relatos de trabalhadoras/es de casos atendidos no CAPSij, demonstra como o racismo se constitui num elemento impetuoso para o desenvolvimento de processos de sofrimento para usuárias/os e cuidadoras/es negras/os quando desalojadas/os de um lugar de reconhecimento positivo. Confirma como a educação permanente é potente para as equipes lidarem com o tema com maior efetividade. Contudo, quando propõe transformar a questão racial como uma questão antimanicomial e o CAPS como um lugar de AQUILOMBAÇÃO – espaço de promoção da equidade racial e de desinstitucionalização do racismo – dá um grande salto de qualidade, resgatando a experiencia libertária do Quilombo dos Palmares: é esse papel que esperamos do Estado.

Maria Lúcia da Silva, Psicóloga, Psicanalista.

AMMA Psique e Negritude – Pesquisa, Formação e Referência em Relações Raciais


Os diálogos que emergem das lutas comuns entre os povos da diáspora africana e dos povos indígenas constituem uma vastidão de
experiência e manancial de saberes em que pensamento, luta, cura e festa se interconectam. Amplificar esses diálogos, abrir passagens e
promover equidade nas publicações, esses são os compromissos da coleção Diálogos da Diáspora.

Deixe um comentário