Modernismos, os sentidos da comemoração: memória, cultura, historiografia | Rosangela Patriota &  Alcides Freire Ramos

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Descrição

Título: Modernismos, os sentidos da comemoração: memória, cultura, historiografia
Organizadores: Rosangela Patriota &  Alcides Freire Ramos
ISBN: 9788584044375
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2024
Páginas: 244
Tamanho: 2 cm x 14 cm x 21 cm
Peso: 400g

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 1 × 14 × 21 cm

Ao mergulhar nos textos que fazem parte deste volume, o leitor será levado a problematizar os marcos fundadores e temporais, reafirmados em efemérides, por meio de práticas e representações, que elidem e obliteram sujeitos e processos históricos, em ralação às vozes, regiões, os trânsitos e os deslocamentos no campo político da cultura e suas respectivas inquietações. Será convidado a debater as hierarquias da consagração que produziram ordenamentos e o poder hipnótico do fato, estruturado e ocasionado pelos impactos geopolíticos, culturais e econômicos, em jogos e iniciativas políticas de grupos e práticas culturais que se quiseram hegemônicos, no processo de construção da identidade brasileira.

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Ao tomar contato com esta coletânea, o leitor atento vai perceber que temos como inspiração central as ideias de Carlos Alberto Vesentini. Elas demonstram como é preciso estabelecer distinções precisas entre o campo de possibilidades instituinte do processo histórico e o delineamento da interpretação vitoriosa que fundamentará a unicidade interpretativa forjada a posteriori. Nas palavras do autor: “dado o fato, relativamente irredutível em seu caráter unitário e apesar de conter em si um universo de práticas de reflexões e alocações, perdidas de vista, ele exige que seja explicado, levando o pensamento a se debruçar sobre si. E nós aceitamos a  exclusão de todos os agentes, cuja reflexão não incidir sobre a mesma categoria […]. Mas isto é parte do próprio  procedimento fatualizador. […]. Agora,  cada fato nos convida a refletir e a aprofundar seu entendimento, a partir  desse sentido inicial, relativamente  opaco, mas como forma indicativa”.
(VESENTINI, C. A. A teia do fato. São Paulo, Hucitec, 1997, p. 72).

 

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Sumário

Apresentação

Cap. 1: Modernismos, modernidade, identidade nacional e memória histórica: reflexões sobre aspectos da cultura no Brasil entre os séculos XIX e XX, Rosangela Patriota

Cap. 2: As representações culturais de Mário de Andrade: um moderno na Pauliceia, Yvone Dias Avelino

Cap. 3: Macunaíma – do romance ao filme: historicidade, adaptação e criação, Alcides Freire Ramos

Cap. 4: Parodiando a História: O Homem e o Cavalo (1934) de Oswald de Andrade à luz da monumentalização do Teatro Moderno brasileiro, Robson Pereira da Silva & Thaís Leão Vieira

Cap. 5: Plano de avenidas, modernidade e culturas urbanas: São Paulo de Prestes Maia entre representações e práticas, Maria Izilda Santos de Matos

Cap. 6: A modernidade urbana e fotográfica em diálogo nas pinturas de paisagem de Iberê Camargo de Porto Alegre nos anos 1940, Charles Monteiro

Cap. 7: A literatura goiana e os modernos da primeira metade do século XX, Marcos Antonio de Menezes

Cap. 8: O Modernismo 100 anos depois: Reantropofagia e resistência da arte indígena, Aguinaldo Rodrigues Gomes

Cap. 9: Efemérides, modernismos e a teledramaturgia histórica: IndependênciaS (Luiz Fernando Carvalho, 2022), André Luis Bertelli Duarte

Cap. 10: O nacionalismo cristão e o neofascismo brasileiro: uma mimetização estadunidense, Gerson Leite de Moraes

Sobre as autoras e autores

 

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Sobre organizadores

Rosangela Patriota é Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora do CNPq nível 1C. É autora de Vianinha – um dramaturgo no coração de seu tempo (São Paulo: Hucitec, 1999); A Crítica de um Teatro Crítico (São Paulo: Perspectiva, 2007); Teatro Brasileiro: Ideias de uma História (São Paulo:  Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg); História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente (São Paulo: Edições Verona, 2013, e-book), Antonio Fagundes no palco da história: um ator (São Paulo: Perspectiva, 2018).

 

Alcides Freire Ramos é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutor em
História pela mesma instituição (1996). É Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2003, é bolsista Produtividade do CNPq, nível 1D. É vice-líder da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. É autor de livros autorais: Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013], em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC,
2002).

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