Vozes mbya-guarani na educação musical escolar | Cláudia Roberta YumikoTristão & Viviane Beineke
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Peso | 0,736 kg |
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Dimensões | 20 × 27 × 3 cm |
Materiais complementares
Os conteúdos apresentados neste livro são complementados e ampliados
nesta página (clique aqui) na internet, na qual é possível acessar áudios, vídeos, textos e sugestões de leitura.
Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos, com cuidado e atenção, as componentes para compor este livro, que aborda alguns elementos da cultura de um povo indígena: os Mbya-Guarani.
Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio, percorre as trilhas… com olhar e ouvidos atentos em busca da taquara, do bambu, do cipó e da criciúma… Ajeitam a taquara, retiram as tiras grossas e finas, dão formas e cores. Desse modo, vão ordenando o material para tecer, tramar, criar, compondo o ajaka.
Assim como na trama do ajaka, entre as histórias, os estudos e as conversas, este material foi sendo tramado, com a colaboração de muitas mãos, em diálogo intercultural com a comunidade Mbya-Guarani Itaty, na Terra Indígena do Morro dos Cavalos, Palhoça, SC.
Esperamos que ele possa despertar ideias, propostas, convites, sugestões e indicações para professoras e professores, com vistas a incluir essas temáticas na educação musical escolar não indígena.
Cláudia Roberta Yumiko Tristão
Vozes Mbya-Guarani na educação musical escolar é dirigido a educadores(as) musicais, pesquisadores(as), professores(as) que atuam na educação básica e demais interessados(as) pelo tema, tendo em vista o objetivo de fortalecer o trabalho com culturas indígenas em escolas não indígenas.
O livro apresenta componentes da cultura indígena Mbya-Guarani e foi desenvolvido em diálogo com a comunidade da Escola Indígena Itaty e do grupo de canto e dança Tape Mirim, da Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça, SC).
O material apresenta fundamentação teórico-metodológica e cinco projetos criativo-musicais voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Cada projeto integra um ou mais elementos da cultura Mbya: o tekoa e a opy; os grafismos; as esculturas guarani de bichinhos de madeira; o mbaraka mirim; a escola indígena e palavras em guarani.
Com esses eixos temáticos, os projetos introduzem perspectivas das culturas indígenas na educação musical, por meio de canções, histórias, narrativas, práticas musicais criativas, construção de instrumentos e artesanias.
Sumário
Tekoa e Opy: lugar de ser e viver
- Tekoa
- Opy
- Petyngua
- Produzindo um fanzine
- Escutando e cantando
- Oreru Tupã arapyau re ojepovera
Arte em grafismos
- O grafismo e seus significados
- Sonorização dos grafi smos
- Ka’ aguy Nhanderu Ojapo Va’ ekue
- Vamos cantar e dançar?
- Rap Guarani
Da mata aos animais de madeira
- Os bichinhos de madeira e seus saberes
- Mba’erei rei ra anga
- Da busca do fogo ao pau de chuva
- Compondo e sonorizando história
- Tangará Mirim
Vibrando ao som do Mbaraka Mirim
- Origem e História do Mbaraka mirim
- Construindo um chocalho
- Compondo uma canção
- Pave Jajerojy
- Conhecer para valorizar
A escola e as palavras
- Vamos conhecer um pouco essa escola?
- Da oralidade à escrita
- Peteca
- Cantando e sonorizando as vogais
- Mulheres indígenas
A coleção focaliza publicações no campo da música que valorizam a pluralidade, a diversidade, a reflexão e o diálogo na produção crítica de conhecimentos de natureza teórica ou prática, nas interfaces com abordagens educacionais, socioculturais, históricas, políticas, performáticas, composicionais, metodológicas ou interdisciplinares que contribuam com perspectivas criativas e inovadoras na área.
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