Esse livro não se destina exclusivamente ao público acadêmico, mas poderá servir como importante instrumental a todas as pessoas interessadas, de modo geral, pelas literaturas africanas, bem como a professores e estudantes que porventura quiserem se aprofundar especificamente na compreensão da literatura de Moçambique, pois se o romance é o principal gênero a ser analisado, outras formas narrativas como o conto e a novela ou mesmo a poesia têm lugar no escopo do trabalho. Sendo assim, através da obra de consagrados escritores, o presente volume é um sedutor convite para adentrar ao rico universo cultural de Moçambique, onde a arte da palavra, a historiografia e o mito se entrelaçam a comporem uma das mais belas e instigantes expressões em língua portuguesa dos últimos tempos.
-*-*-*-
Focalizando obras de algumas das principais vozes da literatura moçambicana contemporânea a partir de um olhar interdisciplinar, Adilson Fernando Franzin oferece dados relevantes para a compreensão dos caminhos trilhados em um espaço de criação ainda pouco conhecido entre os leitores brasileiros. O romance – gênero mais cultivado em Moçambique nos últimos anos – é o eixo à volta do qual gravitam as propostas estéticas que estarão na base do seu exercício analítico. Além de elencar um conjunto de tendências da produção de Orlando Mendes, João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane e Mia Couto, estabelece uma produtiva interlocução com os campos teórico e crítico. A cadeia de relações que neste livro se apresenta confirma a complexidade e a importância das letras moçambicanas nos dias que correm.
— Nazir Ahmed Can, Professor na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB/Serra Húnter Programme), vice-decano da Facultat de Traducció i Interpretació, diretor da Cátedra JoséSaramago (Camões, I.P. / UAB) e coordenador da área de Português.
-*-*-*-
Sumário
PREFÁCIO: O romance em Moçambique hoje, pelo olhar de Adilson Franzin, Rita Chaves
INTRODUÇÃO
ORIGENS DO ROMANCE MOÇAMBICANO
. Imprensa e literatura no período colonial (1854-1974)
. Pós-independência: imprensa, literatura de combate e dissensões (1975-1986)
. Orlando Mendes: Portagem para o romance moçambicano
A ASCENSÃO DO ROMANCE MOÇAMBICANO
. As tradições orais: do conto ao romance contemporâneo
. Especificidades do universo romanesco moçambicano
. A ficção romanesca nos desvãos da História: Entre as memórias silenciadas, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Campo de trânsito, de João Paulo Borges Coelho
A ESCRITA MÍTICA EM ROMANCES MOÇAMBICANOS
. Mito e mitocrítica
. Ressonâncias crísticas e escrita mítica em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane
. A pena mítica e a poética compósita em O último voo do flamingo, de Mia Couto
REFERÊNCIAS