LANÇAMENTO!
A importância dos ideais de Paulo Freire e suas reflexões acerca da autonomia na construção do conhecimento são forças motrizes da discussão aqui empreendida. Tomando como eixo processos de ensino-aprendizagem em teatro desenvolvidos no ensino-superior, neste livro se questiona como evitar uma concepção replicante do ensino de modo que o processo criativo-formativo se aproxime de uma reinvenção de saberes. Nesta esteira, o trabalho aqui proposto relaciona as ideias de autonomia, emancipação e jogo, encontrando nesta aproximação indícios de materialização para os ideais supracitados. Assim, defende-se a ideia de encarar o professor como um provocador e vislumbrar o processo de ensino-aprendizagem como um jogo, trazendo com isso a ideia de uma pedagogia inconclusa, próxima ao que é denominado como um jogo infinito, para conjecturar sobre os vínculos e consequências que tais proposições podem trazer à pedagogia do teatro.
Como sustentar o estado de jogo num percurso de montagem teatral? Encarando o processo de ensino-aprendizagem como uma proposta de “reinvenção de saberes”, o livro de Henrique Bezerra nos apresenta as experiências vividas em três diferentes instituições de ensino e as descobertas realizadas pelo próprio educador. Desde o seu primeiro trajeto para a criação de mundos possíveis através do Teatro,
o autor nos envolve alimentado pelas ideias de Paulo Freire e Jacques Rancière. Ele nos convida a acompanhá-lo, admirando, no sentido freiriano do termo, as pistas que vão sendo desvendadas na direção de uma prática teatral comprometida e de um conhecimento autoral, voltados para a autonomia e emancipação de seus participantes.
A aventura rara e prazerosa da leitura desta obra, está por começar.
— Celida Salume Mendonça
Universidade Federal da Bahia
SOBRE O AUTOR
Henrique Bezerra de Souza é doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor, encenador e ator. Como docente, já atuou no curso de Licenciatura em Teatro da UDESC, no bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), bem como foi coordenador do Programa de Formação Básica em Artes Cênicas da Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza – CE. Atualmente, é professor do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além da área pedagógica, atuando na formação de docentes em teatro, tem experiência nas áreas de Direção e Atuação. Sua pesquisa atual explora as relações entre jogo, pedagogia do teatro e as investigações de Paulo Freire, propondo provocações a respeito das possiblidades de fomento à autonomia dos sujeitos em processos criativos-formativos ocorridos em contextos de ensino formal e informal.