O pincel é mais forte que a espada: as identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889) | Luciana Coelho Barbosa

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Título: O pincel é mais forte que a espada: as identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
Autora: Luciana Coelho Barbosa
ISBN: 978-85-8404-523-5
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2025
Páginas: 430
Tamanho: 14 cm x 21 cm x 3 cm
Peso: 592g
Coleção Estudo Históricos, v. 108

 

Informação adicional

Peso 0,592 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Aproposta deste livro é a problematização da relação entre a pintura histórica do século XIX e a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio da produção pictórica de Juan Manuel Blanes e de Pedro Américo. As imagens produzidas por eles representam lugares de memória que veicularam um determinado discurso e possibilitam desvelar as tensões e convergências políticas e culturais entre os dois países. Ao se perenizarem no imaginário nacional, propagam a ideia de que constituem a representação de determinados fatos históricos. Referências do gênero da pintura histórica, as obras de Pedro Américo e de Juan Manuel Blanes foram (e são) amplamente difundidas em diversos suportes, como livros didáticos e enciclopédias, cristalizando-se como a expressão estética de fatos históricos que evidenciam uma certa leitura da história do Brasil e do Uruguai. Por isso, são frequentemente evocadas como emblemas nacionais, constituindo o conjunto de elementos simbólicos e materiais que fazem parte da identidade nacional. Do emaranhado de memórias ligadas ao passado e de exigências trazidas pelo presente surgem possibilidades de releituras abertas à dialética da lembrança e do esquecimento, vinculadas às necessidades impostas por determinado contexto. Porém, mesmo muito presentes visualmente, essas pinturas geralmente não são percebidas em sua complexidade histórica. Jorge Coli1 destaca que isso ocorre porque os critérios formais que educaram gerações se mostraram insuficientes para a compreensão das manifestações culturais do século XIX e, portanto, para Coli, é fundamental deixar de lado noções pré-estabelecidas e interrogar as obras.

 

 

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Sumário

AGRADECIMENTOS

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
Entre a escrita e a pintura: “imaginando” a pátria no século XIX

CAPÍTULO 2
Uma batalha de imagens: a afirmação nacional do Brasil e do Uruguai na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai .

CAPÍTULO 3
Pintando a história: a idealização da Independência do Brasil e do Uruguai nos quadros O Grito do Ipiranga e El Juramento de los Treinta y Tres Orientales

CONSIDERAÇÕES FINAIS

APÊNDICE

FONTES

REFERÊNCIAS 

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