Práxis e Formação Paideia: Apoio e Cogestão em saúde | Gastão Wagner de Sousa Campos, Gustavo Tenório Cunha & Mariana Dorsa Figueiredo

R$81,00

📦 Consulte mais opções de frete no carrinho

Em estoque

Simulação de frete

Veja seu carrinho no ícone abaixo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Descrição

Título: Práxis e Formação Paideia: Apoio e Cogestão em saúde
Autor: Gastão Wagner de Sousa Campos, Gustavo Tenório Cunha, Mariana Dorsa Figueiredo
ISBN: 978-85-64806-79-5
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 408

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 14,0 × 21,0 × 2 cm

Mariana Dorsa Figueiredo, Gustavo Tenório Cunha e Gastão Wagner de Sousa Campos escreveram esse livro com base em investigações sobre a formação e o trabalho em saúde. Valeram-se de amplo referencial teórico para interpretar experiências de formação em saúde. Buscaram em Vigostky, Balint e em vários outros autores apoio para pensar uma pedagogia interativa, em que mestre e aprendiz atuem ativamente em sistema de cogestão, valendo-se sempre de um aprendizado centrado na prática, na reflexão sobre a própria prática. Para isto reconstruíram os conceitos de Práxis e de Paideia originários da filosofia grega do período clássico. Adotaram a concepção de que os fenômenos sociais são sempre coproduzidos em uma interação entre contexto e sujeitos. Deduzindo, portanto, que a formação de pessoas com capacidade de pensar e de agir de modo crítico e solidário tem valor estratégico na construção do bem-estar e da democracia. A racionalidade da tekne mostra-se ineficaz para a consecução das finalidades primárias em saúde, educação e outras políticas sociais. As relações humanas, tendo em vista a complexidade de sua gênese e a variabilidade de seus efeitos, demandam formas de cogoverno em que os agentes julguem e decidam sobre projetos e intervenções tanto com base na experiência prévia, na tradição, normas ou leis, quanto tendo em vista o contexto singular de cada caso. Um modo deMariana Dorsa Figueiredo, Gustavo Tenório Cunha e Gastão Wagner de Sousa Campos escreveram esse livro com base em investigações sobre a formação e o trabalho em saúde. Valeram-se de amplo referencial teórico para interpretar experiências de formação em saúde. Buscaram em Vigostky, Balint e em vários outros autores apoio para pensar uma pedagogia interativa, em que mestre e aprendiz atuem ativamente em sistema de cogestão, valendo-se sempre de um aprendizado centrado na prática, na reflexão sobre a própria prática. Para isto reconstruíram os conceitos de Práxis e de Paideia originários da filosofia grega do período clássico. Adotaram a concepção de que os fenômenos sociais são sempre coproduzidos em uma interação entre contexto e sujeitos. Deduzindo, portanto, que a formação de pessoas com capacidade de pensar e de agir de modo crítico e solidário tem valor estratégico na construção do bem-estar e da democracia. A racionalidade da tekne mostra-se ineficaz para a consecução das finalidades primárias em saúde, educação e outras políticas sociais. As relações humanas, tendo em vista a complexidade de sua gênese e a variabilidade de seus efeitos, demandam formas de cogoverno em que os agentes julguem e decidam sobre projetos e intervenções tanto com base na experiência prévia, na tradição, normas ou leis, quanto tendo em vista o contexto singular de cada caso. Um modo de compreender e de agir fundado na Práxis. Uma racionalidade para além da lógica técnica. Quando lidamos com pessoas, no cotidiano ou em relações profissionais, o saber-fazer tecnológico exige a redução do outro à condição de objeto, de coisa, pois depende da instituição de controle e de dominação do aprendiz, do paciente e do trabalhador pelo poder institucional. Para a Práxis duvidar de si mesmo e de toda e qualquer evidência é um imperativo, mas também o é utilizá-las, sempre, como substrato para compreender a si mesmo, aos outros e ao contexto. Esse livro trata de como habituar-se a viver segundo a lógica da Práxis, da solidariedade social e da democracia. Discutem-se metodologias e estratégias para formação de profissionais e de gestores coerentes com a lógica Paideia e da Práxis. compreender e de agir fundado na Práxis. Uma racionalidade para além da lógica técnica. Quando lidamos com pessoas, no cotidiano ou em relações profissionais, o saber-fazer tecnológico exige a redução do outro à condição de objeto, de coisa, pois depende da instituição de controle e de dominação do aprendiz, do paciente e do trabalhador pelo poder institucional. Para a Práxis duvidar de si mesmo e de toda e qualquer evidência é um imperativo, mas também o é utilizá-las, sempre, como substrato para compreender a si mesmo, aos outros e ao contexto. Esse livro trata de como habituar-se a viver segundo a lógica da Práxis, da solidariedade social e da democracia. Discutem-se metodologias e estratégias para formação de profissionais e de gestores coerentes com a lógica Paideia e da Práxis.

Conheça nosso catálogo

ou escreva o título que está procurando

Hucitec Editora

 

CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br