Falamos de um trabalho intensivo, realizado pela presença de muitos corpos! Não é nada fácil, no contexto da tradição acadêmica, instalar a movência da experiência, essa dimensão flexível e fluída no processo de pensamento e escrita. Desprovê-la da normatividade apaziguadora, mediar o efêmero das trocas, favorecer que o criativo se atualize na produção. Escava-se, a cada textualidade aqui apresentada, a possibilidade de ir mais fundo no exercício vital da criação, que é também, de criação coletiva.
— Eliane Dias de Castro, Terapeuta Ocupacional, orientadora do Programa de Pós-Graduação
Interunidades em Estética e História da Arte da USP e do
Programa de Mestrado Profissional “Terapia Ocupacional e
Processos de Inclusão Social” (FMUSP).
-*-*-*-*-
Este livro é um convite amável e sensível para seguir sonhando sobre as experiências formativas de, com e para a terapia ocupacional no Brasil. E quando o sonho é compartilhado, se torna um sonho coletivo. Por isso, cada um dos capítulos deste livro é um sensível convite para se (re)pensar e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem em terapia ocupacional em diversos contextos. Tal e como acontece nos sonhos, durante a leitura deste livro, o coração tem um ritmo mais lento. E é graças a essa lentidão que é possível sentir-pensar, entre as linhas sensíveis e críticas deste livro, o convite a acreditar e a criar um processo de ensino-aprendizagem onde a ternura, a lentidão, a beleza, a alegria, a presença e os afeTOs sejam os protagonistas. Um livro-sonho presente que deposita toda a confiança no cuidado de um conhecimento em terapia ocupacional que emerge graças ao potencial dos saberes e fazeres coletivos, do mesmo modo que a força que emerge do espaço permanece entre suas linhas.
-*-*-*-*-
Sobre as organizadoras
Paula Tatiana Cardoso
Terapeuta Ocupacional. Docente no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membra do Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO). Mãe do Bento!
Grasielle Silveira Tavares
Terapeuta Ocupacional. Docente no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo-USP (2020). Membra do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional- PPGSDCI e do Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo DAC / DASU / UnB.
Marina Leandrini de Oliveira
Terapeuta Ocupacional. Docente no Departamento de Terapia Ocupacional e no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO/UFSCar). Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice líder do Grupo de Pesquisa “Terapia ocupacional social e assistência social: fundamentação, práticas e populações”.
-*-*-*-*-
Sumário
Prefácio, Eliane Dias de Castro
Entre-laçar experiências: as linhas formativas nas tramas sensíveis e críticas em Terapia Ocupacional
SEÇÃO I – EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Capítulo 1: É sempre precioso re(en)cantar a Terapia Ocupacional… Notas sobre o fazer e as experiências do pensarser terapeuta ocupacional… Nos ciclos de estudos de Terapia Ocupacional como Produção de Vida/(TOPV), Mariangela Scaglione Quarentei, Helen Isabel de Freitas
Capítulo 2: Pequenos quintais: formação sensível em estufas durante a pandemia, Andréa do Amparo Carotta de Angeli, Erika Alvarez Inforsato, Renata Caruso Mecca
Capítulo 3: Das experiências estéticas ao encontro dos corpos afetados: Coletivo Maria Faceira entre cores e resistências, Claudia Franco Monteiro, Heliana Castro Alves, Maisa Oliveira Zangicomi Martinez, João Mário Pires da Costa, Lorena Martins Pereira Rocha, Gercineia Leoceara Souza Polari de Carvalho, Andreza Vieira Simolini, Beatriz Alves Ferreira
Capítulo 4: O brincar e os afetos dentro e fora da sala de aula: a experiência atravessando a formação em Terapia Ocupacional, Beatriz Girão Enes Carvalho, Edson Luis de Souza Filho, João Pedro Chaguri Greggio, Maria Julia de Oliveira, Mariana Husz Ricci, Marina Vaz
Capítulo 5: Oficinas de sensibilidade: exercícios de criação e apreciação como movimentos de expansão da vida, Marília Meyer Bregalda
Capítulo 6: Tão perto, tão longe: fragmentos de proximidade e distância na aprendizagem com práticas artísticas e corporais, Caroline da Costa dos Santos, Flávia Andreia das Chagas Barros, Juliana Araújo Silva, Renata Caruso Mecca
Capítulo 7: Por uma formação sensível e crítica: fragmentos poéticos e de cuidado dos corpos em pandemia,
Flávia Liberman, Luana Foroni Andrade, Giovanna Trinconi de Godoy, Pamela Cristina Bianchi
Capítulo 8: Corporeidades na formação sensível e crítica de terapeutas ocupacionais: tramas, dramas e floresceres,
Carolina da Silva Shiramizo, Isadora Cardinalli, Carla Regina Silva (Direção e Personagem)
SEÇÃO II – ENSAIOS E REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS
Capítulo 9: A dimensão sistêmica de uma Terapia Ocupacional sensível e crítica, Mariana Louver Mendes, Gisele Dozono Asanuma, Isabela Umbuzeiro Valent
Capítulo 10: Aprendizagem e implicação para a formação em Terapia Ocupacional na interface arte e clínica, Erika Alvarez Inforsato, Renata Monteiro Buelau, Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima
Capítulo 11: Interfaces entre educação, saúde e cultura: a indissociabilidade entre os processos de formação e a produção de subjetividades, Sabrina Ferigato, Aline Silva de Moura, Ricardo Rodrigues Teixeira
Capítulo 12: Historicotidiano: uma proposta antirracista e afrocentrada para o conceito de cotidiano na Terapia Ocupacional brasileira, Alekin Ambrosio, Rovana Patrocinio Ribeiro, Flávia Coelho dos Santos
SEÇÃO III – CRIAÇÕES COMO DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO
Capítulo 13: Percursos na produção de uma pesquisa sobre branquitude na/da Terapia Ocupacional: habitar espaços sensíveis, estéticos, poéticos e literários na construção do conhecimento científico, Roberta de Mendonça Porto, Fernanda de Cássia Ribeiro, Milena Izaura Castro, Carla Regina Silva
Capítulo 14: Fissuras que curam: arte e experimentação em tramas afetivas, investigativas e formativas de Terapia Ocupacional, Fernanda de Cássia Ribeiro, Paula Tatiana Cardoso, Carla Regina Silva
Capítulo 15: Câmara dos ofícios, Iara Flávia Guimarães