Enfermagem, ensino e saúde: reflexões e produtos do mestrado profissional | Cláudia Mara de Melo Tavares, Lucia Cardoso Mourão, Elaine Antunes Cortez & Ana Clementina Vieira de Almeida (todas orgs.)

R$66,00

Esta edição especial insere-se no gênero de divulgação científica dos resultados de várias pesquisas que contribuíram para o ensino na enfermagem realizadas durante o Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Universidade Federal Fluminense.
Retrata o saber-fazer da enfermagem em diferentes cenários e situações de cuidado. Nos capítulos iniciais são apresentados o ensino e a aplicabilidade da SAE na saúde mental, nas urgências, na obstetrícia, na prevenção de lesões por pressão, na segurança do paciente e na consulta de enfermagem – resultantes dos trabalhos realizados pelos alunos-bolsistas do projeto MPES-COFEN: “Sistematização da assistência de enfermagem no ensino na saúde: propostas de inovação e intervenção no processo de enfermagem no âmbito do SUS”
Aborda como utilização das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, trazem estratégias inovadoras que poderão constituir-se em objetos pedagógicos ou materiais instrucionais para a enfermeira e sua equipe, tanto nos centros formadores quanto nos serviços.
Explicita como se dá a educação permanente em saúde, na oncologia, no controle da infecção hospitalar, na emergência, no centro cirúrgico e para agentes comunitários de saúde.
Inclui artigos sobre a maior categoria profissional da enfermagem – os técnicos de enfermagem, bem como a violência no trabalho e as experiências relatadas por enfermeiros na pandemia do Covid-19.

 

 

SOBRE AS ORGANIZADORAS

 

Tavares, Cláudia Mara de Melo

Dados pessoais: Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado). Professora do Programa Acadêmico Mestrado e Doutorado Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde.É avaliadora Ad Hoc de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC. Dedica-se a produção de conhecimentos relativos ao cuidado e ensino de enfermagem e saúde, com ênfase nos seguintes temas: saúde mental, tecnologia em saúde, emoções, criatividade e arte em saúde. Atuou como tutora e coordenadora pedagógica dos Cursos de Especialização na modalidade EAD – PROFAE e Ativadores de Mudança (MS). Membro da Equipe de Coordenação Nacional do Curso de Formação de Profissionais de Nível Técnico de Saúde – PROFAPS – Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2009-2011). Coordenadora Geral da Pós-Graduação em Enfermagem da UFF (2016-2018). Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. Foi Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial. Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (FOPROF). Líder dos Grupos de Pesquisa “Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde” e “Sociopoética e abordagens afins”. Membro efetivo do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde – Universidade do Porto – Portugal e do GIISAME – Grupo Internacional de Investigação em Enfermagem em Saúde Mental, em parceria com Espanha e Portugal. Membro do Grupo de Investigação Emoções em Saúde – Universidade de Lisboa. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Mourão, Lucia Cardoso
Dados pessoais: Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise – France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Atualmente é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva, atuando em disciplinas do Curso de Graduação em Medicina e no Programa de Mestrado Profissional no Ensino em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase no: planejamento e gestão em saúde, enfermagem, educação em saúde, formação em saúde e análise institucional e saúde coletiva, tanto no ensino quanto na pesquisa, como na extensão universitária.
Almeida, Ana Clementina Vieira de
Dados pessoais: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atuou como enfermeira e assistente técnico de direção do ERSA 37 na Secretaria de Estado de São Paulo (SES/SP), assessorou municípios na municipalização e implantação de diferentes programas de saúde da SES/SP, Coordenou o curso de Enfermagem da UNIGRANRIO, foi Coordenadora do Programa interdisciplinar Lapa Saudável e de seus sub projetos, desenvolveu atividades como Professor Adjunto Doutor do Curso de Enfermagem da UNIGRANRIO, atuou como pesquisadora tendo como projeto de pesquisa ” Saberes e Práticas Interdisciplinares na Atenção Primária ” . Tem experiência na área de Saúde coletiva, atuando principalmente em projetos de extensão universitária nos seguintes temas: atenção primária; promoção da saúde, cidadania, saúde da família, saúde do idoso;saúde do escolar e do adolescente, humanização, processo ensino- aprendizagem, interdiciplinaridade. Atualmente participando de um projeto de pesquisa multicêntrico “!Práticas profissionais e formação em saúde no SUS: contribuições e inovações da Análise Institucional para a Saúde Coletiva., coordenação:Profª Solange L?Abbate (Unicamp). Participa como professora convidada do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa formação em saúde.
Cortez, Elaine Antunes

Dados pessoais: Possui Graduação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2000), Especialização em Saúde da Família/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Fez residência em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Ativação dos Processos de Mudança na Formação do Profissional de Saúde pela FIOCRUZ (2006). É doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Pós- Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) na área de saúde mental.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia saúde da família, enfermagem, educação, saúde do trabalhador e saúde mental. Presidente da ABEn Niterói. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação, pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, no Mestrado Profissional Ensino na Saúde.Consultora adhoc das seguintes revistas: Revista Portuguesa de enfermagem de Saúde Mental, Revista Presencia de Salud Mental – Barcelona (ES), OBJN, Revista científica de enfermagem, Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Enfermagem, Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Revista de Enfermagem UFPE On line e Revista Pró-Universus. Membro em bancas de projeto, qualificação e defesa em diversas universidades no Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Educação. Membro efetivo do CINTESIS-Centro de Investigação em Enfermagem em Saúde Mental que engloba pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- Regional Niterói. Professora do curso de residência em enfermagem em saúde coletiva (UFF) e enfermagem obstétrica (UFF). Coordenadora de Monitoria do MEP (UFF).

Em estoque

Simulação de frete


Descrição

Enfermagem, ensino e saúde

reflexões e produtos do mestrado profissional

Tavares, Cláudia Mara de Melo (Organizador) / Mourão, Lucia Cardoso (Organizador) / ALMEIDA, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE (Organizador)

978-65-86039-41-2

1. Edição

2020

410

Saúde em Debate , Volume: 313

Informação adicional

Peso 0.586 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm