Educação musical: diálogos insurgentes | Viviane Beineke (org.)
R$69,00
📦 Consulte mais opções de frete no carrinho
🔥 PROMO TCHAU2024 | LEIA COM ATENÇÃO 🔥
1. O catálogo está com 50% de desconto, incluindo lançamentos. Basta aplicar o cupom TCHAU2024 no carrinho para que o desconto apareça automaticamente. Clique aqui para ver nosso catálogo geral.
2. Alguns títulos estão com 70% e outros com 60% de desconto, o desconto já aparece na página do livro, não é necessário aplicar cupom.
3. Os descontos não são acumulativos.
4. Os pedidos serão postados nos dias 28/12, 6/1 e 12/1.
5. É possível que a previsão de entrega que aparece no carrinho no momento da compra não seja cumprida por causa do recesso de final de ano.
6. Os títulos da Coleção Diálogos da Diáspora não têm desconto pois já estão com preço promocional permanente.
7. Caso tenha dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail: editorial@huciteceditora.com.br ou via WhatsApp, clique no botão amarelo abaixo
Simulação de frete
Veja seu carrinho no ícone abaixo
Quer falar com a gente?
Está faltando alguma informação?
Informação adicional
Peso | 0,736 kg |
---|---|
Dimensões | 20 × 27 × 3 cm |
Sinopse
É pesquisa.
É experiência-exercício.
É educação.
É insurgência.
É educação musical
É trabalho de professoras e professores.
Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessárias para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais.
As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferenças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos.
São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educação musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana.
Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias.
Cláudia Ribeiro Bellochio
Este livro é fruto do trabalho de professoras(es) e pesquisadoras(es) que têm atuado com afinco para mostrar e criar entrespaços para outros movimentos possíveis entre as músicas e as educações, provocando rupturas em relação a processos cristalizados, os quais, muitas vezes, dominam imaginários da existência humana.
Destinada a todas(os) que acreditam na educação como possibilidades de pensar e construir mundos, esta é uma obra escrita por um coletivo que nos aguça pensar a educação musical entrelaçada a questões que distinguem e valorizam o ser humano e a música em suas diversidades e diferenças, em modos de existir e construir o mundo.
Cláudia Ribeiro Bellochio
Sumário
Apresentação: É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É trabalho de professoras e professores, Cláudia Ribeiro Bellochio
Capítulo 1: Educação musical, criatividades e diversidades na escola: encantando e desconstruindo discursos ingênuos, Viviane Beineke
Capítulo 2: Entre consciência negra/indígena e privilégio branco: por uma educação musical antirracista que começa em nós, Flavia Candusso & Valnei Souza Santos
Capítulo 3: Educação musical anticapacitista: perspectivas humanizadoras e emancipatórias na escola, Regina Finck Schambeck
Capítulo 4: Gênero e interseccionalidade: práticas músico-pedagógicas como vetores sociais de subjetivação, Vânia Beatriz Müller
Capítulo 5: O coco de roda na Paraíba e a educação musical antirracista, Eurides de Souza Santos & Katiusca Lamara dos Santos Barbosa
Capítulo 6: Do movimento negro à educação musical antirracista: cultura afro-brasileira no livro didático, Eloisa Costa Gonzaga
Capítulo 7: Crianças fazendo música: ampliar escutas docentes com a Sociologia da Infância, Sandra Mara da Cunha
Capítulo 8: “É tipo assim, música não só se ouve, se sente”: escutando criativamente na escola, Helena Lopes da Silva
Capítulo 9: Escola e educação musical: o que é ou o que pode ser?, Teresa Mateiro
Capítulo 10: O ensino de música na educação básica: legislação educacional, conquistas e desafios para uma educação musical democraticamente acessível na escola brasileira, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
Capítulo 11: Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais, Luis Ricardo Silva Queiroz
Sobre a organizadora
Professora do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical.
Autoras e autores
Cláudia Ribeiro Bellochio
Eloisa Costa Gonzaga
Eurides de Souza Santos
Flavia Candusso
Helena Lopes da Silva
Katiusca Lamara dos Santos Barbosa
Luís Ricardo Silva Queiroz
Regina Finck Schambeck
Sandra Mara da Cunha
Sérgio Luiz Ferreira Figueiredo
Teresa Mateiro
Valnei Souza Santos
Vânia Beatriz Müller
Viviane Beineke
Produtos relacionados
Conheça nosso catálogo
ou escreva o título que está procurando
Hucitec Editora
CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br