Num período no qual a Dança conquistava o valor de sua especificidade no Brasil, oportunizada pelo apogeu nas políticas culturais federais, Araraquara, cidade do interior Paulista, era cenário de mudanças profundas e transformadoras, caracterizadas por ações específicas do poder público, que resultaram em novas formas de relação entre Estado e Sociedade. Sob os preceitos da Democracia Participativa, agentes culturais e políticos promoveram a reorganização da Cultura na cidade e, a Dança, de forma transgressora, se efetivou como Política Pública. Este livro de Gilsamara Moura transcende a narrativa histórica-evolutiva dos projetos de dança implementados na cidade de Araraquara a partir da articulação de diversas redes amparadas pela Educação e pela Cultura. Ele é, sobretudo, um documento político de uma época, um replicador do desenvolvimento da dança, desde o lugar que habitamos. — Kranya V. Díaz-Serrano
Sobre a autora:
Artista, coreógrafa, curadora e consultora de projetos culturais. Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisa sobre Políticas Públicas em Dança e Dança e Literatura. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Dança (PPGDança) e em Artes Cênicas (PPGAC) da UFBA. Foi bolsista da Fundação Vitae como coreógrafa residente no American Dance Festival. Foi presidente da FUNDART – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara. Idealizadora da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”. Membro da Red Sudamericana de Danza. Coreógrafa residente no IPL – International Performance Lab (Lima / Peru). Co-realizadora do Projeto de cooperação internacional FRONTEIRAS, sob coordenação do artista iraniano Khosro Adibi. Idealizadora e coordenadora do projeto Diálogo Mestiço e Gestus Cidadãos. Professora convidada do IMPULSTANZ (Viena). Professora convidada do CENIDI Danza José Limón (México DF), da Universidade Nacional de Asunción (Paraguai), da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), da PUC Peru, Universidad de las Artes (Guayaquil / Equador) e Universidad Laica Eloy Alfaro (Manta / Equador). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Curadora do Festival Boi Estrela de Igatu e do Festival Internacional de Dança de Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa “Ágora: modos de ser em dança”