Sumário
Prefácio à edição brasileira
Introdução
Parte I: BAKHTIN E TEATRO
Capítulo 1. Bakhtin e teatro
Parte II: BAKHTIN E STANISLAVSKI
Introdução à Parte II
Capítulo 2. Tempos e espaço no romance e no teatro
Capítulo 3. Atuação psicofísica
Capítulo 4. O autor da personagem
Parte III: MEYERHOLD E GROTOWSKI
Capítulo 5. Meyerhold, uma revolução no palco
Capítulo 6. Grotowski: além do teatro
Conclusão
Referências
A obra de Bakhtin e Teatro, de Dick McCaw, professor titular em Teatro e Performance no Royal Holloway, Universidade de Londres, põe em diálogo o pensamento do autor russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e a produção de renomados diretores teatrais contemporâneos de Bakhtin: Stanislavsky (1863-1938), Meyerhold (1879-1940) e Grotowski (1933-1999).
Além de sua pertinência e relevância inquestionáveis, tanto para pesquisadores da área do teatro quanto para aqueles interessados no alcance e contribuição do pensamento bakhtiniano para a arte e a ciência, o livro oferece um esboço detalhado e profundo sobre as relações entre teoria e prática teatral à luz dos estudos da linguagem. McCaw nos apresenta, a partir de um olhar apaixonado e crítico, um universo de possibilidades a serem consideradas no encontro nunca óbvio e sempre curioso entre Bakhtin e Teatro.
— Jean Carlos Gonçalves & Beth Brait
O que Bakhtin pensava sobre o teatro? Será que ele considerava o teatro ultrapassado, que tinha deixado “de ser um gênero sério” depois de Shakespeare? Poderia um pensador tão voltado para as ideias de teatralidade, visualidade e ação encarnada não ter, de fato, nada a dizer sobre a prática teatral? Bakhtin e Teatro é o primeiro livro a explorar a relação entre as ideias de Bakhtin e a prática teatral de seu tempo. Contemporâneo de Bakhtin, Stanislavski cofundou o Teatro de Arte de Moscou, em 1898, e continuou a desenvolver suas ideias sobre teatro até sua morte em 1938. Meyerhold, aprendiz de Stanislavski, abraçou a Revolução Russa e criou produções incrivelmente revolucionárias na década de 1920, rompendo com o realismo de seu antigo professor. Menos de vinte anos depois da morte de Stanislavski e do assassinato de Meyerhold, Grotowski, um jovem estudante em Moscou, logo romperia com as tradições do teatro em seu Teatro Pobre. Todos esses três teatrólogos desafiaram noções existentes de teatro, valendo-se, discordando e desafiando mutuamente as ideias uns dos outros. As primeiras obras de Bakhtin sobre ação, personagem e autoria propõem uma forma reveladora de compreender o diálogo entre esses três mestres do teatro do século XX.
— Dick McCaw é Professor Titular em Teatro e Performance no Royal Holloway, da Universidade de Londres.
SOBRE O AUTOR
Dick McCaw foi cofundador da Actors Touring Company em 1978 e da Medieval Players em 1981. Entre 1993
e 2001 foi Diretor do International Workshop Festival. Desde 2007 é Professor Titular de Teatro e Performance na Royal Holloway, Universidade de Londres. Editou e escreveu os livros: With an Eye for Movement (Brechin Books, 2006) e The Laban Sourcebook (Routledge 2011, traduzido para Hebrew Asia Publishing 2017), Laban in Perspectives (Routledge, em edição), Bakhtin and Theatre (Routledge, 2016), Training the Actor’s Body (Methuen, 2018) e Rethinking the Actor’s Body (Methuen, 2020). É pesquisador, na modalidade colaborador estrangeiro, do Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq).
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