Você está visualizando atualmente Bate-papo com nosso autor no SESC Paulista – Dia 29/6 quinta 19h30 às 21h30

Bate-papo com nosso autor no SESC Paulista – Dia 29/6 quinta 19h30 às 21h30

Bate-papo com Emiliano de Camargo David sobre três dispositivos de saúde mental: o desnortear, a aquilombação e a luta antimanicolonial.

O desnortear visa sobretudo a desconstrução do saber e do poder. A aquilombação fará um voo sobre algumas teorias que a subsidiam, como o Quilombismo (Abdias do Nascimento), a Quilombagem (Clóvis Moura), o [K]Quilombo (Beatriz Nascimento) e o Devir Quilomba (Mariléa de Almeida). Por fim, a luta antimanicolonial propõe a radicalidade da reforma psiquiátrica de modo antirracista e descolonial.

A série de bate-papos “Aquilombamento nas Margens” tem como objetivo disponibilizar ferramentas necessárias a um letramento racial radical, visando compor uma rede de saberes que abarque novas experiências de vida. Partindo da constatação de que a nossa origem colonial-escravocrata brasileira constitui todas as dimensões da sociedade brasileira, os encontros que acontecerão no Sesc Avenida Paulista têm a intenção de atuar nos efeitos do sofrimento psíquico marcados pelo trauma do racismo. A escuta do racismo estruturante é o mote principal de cada encontro, somada à práxis coletiva e ao letramento racial radical.

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Emiliano de Camargo David é psicólogo e psicanalista, doutor e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas da UERJ. Coordenador de projetos no AMMA Psique e Negritude e integrante do GT Racismo e Saúde, da ABRASCO. Autor do livro “Aquilombamento da Saúde Mental”.

Kwame Yonatan Poli dos Santos é psicanalista, psicólogo clínico e supervisor institucional, graduado na Unesp. É mestre Psicologia e Sociedade (Unesp) e doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Já publicou diversos livros, dentre eles o “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais”, em 2023. Membro do coletivo de psicólogxs e psicanalistas Margens Clínicas.

Laura Lanari é psicanalista, advogada formada pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP, mediadora de conflitos pelo NUPEMEC, integrante da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP), pesquisadora do Núcleo Interfaces Programa Interdisciplinar entre Psicanálise e Direito do Psilacs (UFMG) e membro do coletivo Margens Clínicas desde 2016.

Margens Clínicas é um coletivo formado por psicanalistas e psicólogues que atua desde 2012 com atendimentos individuais e coletivos, formações teóricas e práticas, supervisão clínica, acompanhamento de profissionais das redes SUS e SUAS e articulação territorial.


Sinopse

Este livro é leitura imprescindível para quem busca entender e superar os efeitos do racismo institucional na saúde mental. Ancorado na articulação entre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a Política Nacional de Saúde Mental, Emiliano de Camargo David toma raça como um determinante social da saúde e propõe a “aquilombação” como ferramenta teórica para expandir o debate e fazer frente aos marcadores raciais que ampliam as iniquidades seculares e contemporâneas no cuidado à saúde mental. Para ele, o “aquilombamento” coloca o racismo no centro do debate público e permite avançarmos no processo de inclusão da temática racial nas políticas e, consequentemente, nos serviços de saúde mental, indicando um caminho assertivo para a construção de estratégias para o seu enfrentamento.

— Luis Eduardo Batista – Assessor para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde-Gabinete da Ministra Nísia Trindade.

Deixe um comentário