Francisco Fonseca | O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil

R$78,00

Consulte mais opções de frete no carrinho

Fora de estoque

Veja seu carrinho no ícone abaixo

SKU 9788527106719 Category
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram

Descrição

Título: O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil

Autor: Francisco Fonseca

ISBN: 978-85-271-0671-9

Editora: Hucitec

Data de publicação: 2005

Edição 1

Número de páginas: 464

Informação adicional

Peso 0,790 kg
Dimensões 16,0 × 23,0 × 5 cm

A obra examina o papel da grande imprensa nacional, entre  1985 e 1992, quanto à hegemonia das ideias ultraliberais personificada na formação de uma Agenda que enfatizou a precedência da esfera privada (notadamente o mercado) sobre a esfera pública. Concretamente, esta Agenda foi marcada pela abertura da economia, pela privatização, pela desregulamentação e pela confiança nas virtudes do mercado livre, entre diversos outros pontos.
Por meio da análise da opinião (sobretudo editoriais mas também colunistas) e mesmo de matérias jornalísticas dos quatro principais periódicos diários da grande imprensa brasileira, isto é, a Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e o Jornal do Brasil, procura-se desvendar as posições adotadas perante a referida Agenda, além das estratégias utilizadas para sua consecução.
Conclui-se que, por mecanismos diversos, a grande imprensa contribuiu decisivamente para a introdução da Agenda (ideológica) ultraliberal no país, pois atuou de forma a “criar, divulgar e vulgarizar” ideias e imagens – normalmente dicotômicas – pertinentes a este ideário. Assim o fez por meio da desqualificação dos que pensavam de forma distinta (pessoas, grupos, partidos e mesmo ideias) e da simplificação deliberada de processos extremamente complexos, casos, entre diversos outros, da avaliação acerca da crise do modelo de desenvolvimento brasileiro assim como das razões que levaram à hegemonia das ideias ultraliberais em perspectiva internacional. Todo esse movimento significou que, embora distintos em termos ideológico/editoriais, os jornais adotaram posições em uníssono, tornando o “consenso forjado”.

Conheça nosso catálogo

ou escreva o título que está procurando

Hucitec Editora

 

CNPJ: 12.453.535/0001-05
R. Dona Inácia Uchoa, 209 – Vila Mariana
CEP: 04110-020
São Paulo/SP – Brasil
Telefones: (11) 3892-7772/ (11) 3892-7776
WhatsApp: (11) 97754-1636
comercial@huciteceditora.com.br
vendas@huciteceditora.com.br
editorial@huciteceditora.com.br